Saúde
Profissionais da UPA Trapiche da Barra conquistam 1º lugar no 2º Workshop de Enfermeiros RT de Alagoas
Projeto “Academia de Líderes para Enfermeiros” foi reconhecido como um relato de experiência exitosa, integrando estratégias de qualificação e competência de liderança entre os profissionais da unidade
Os profissionais de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Trapiche da Barra foram reconhecidos com o 1º lugar na premiação do 2º Workshop para Responsáveis Técnicos e Gestão dos Serviços de Enfermagem de Alagoas, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (COREN/AL), que reconhece iniciativas inovadoras e transformadoras dentro da enfermagem - projetos capazes de aprimorar práticas profissionais, ampliar competências e gerar impacto real no cuidado ao paciente e na gestão em saúde.
O evento, ocorrido nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2025 no Maceió Mar Hotel, reuniu enfermeiros de diversas instituições do estado em uma programação voltada para atualização profissional, troca de experiências e fortalecimento da prática da enfermagem.
Durante o workshop, o COREN/AL abriu espaço para a submissão de Relatos de Experiências Exitosas, e a equipe da UPA Trapiche da Barra, gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), apresentou o projeto “Academia de Líderes para Enfermeiros”, que integra estratégias de qualificação e desenvolvimento de competências de liderança entre os profissionais da unidade.
Com grande destaque entre os trabalhos inscritos, o projeto conquistou o 1º lugar, celebrando um marco importante para a equipe.
“O nosso trabalho foi escolhido como a experiência de maior destaque entre diversas propostas apresentadas no evento e isso reforça a importância da qualificação contínua dos nossos enfermeiros e do investimento no desenvolvimento de líderes dentro da assistência”, destacou a coordenadora assistencial da UPA Trapiche da Barra, Jaslane Quintela.
Sobre o projeto
A Academia de Líderes para Enfermeiros nasceu do propósito de preparar nossos profissionais para os desafios da gestão, fortalecendo habilidades essenciais como comunicação, tomada de decisão, feedback, condução de equipes e segurança na prática da liderança.
A iniciativa busca formar líderes capazes de promover melhorias contínuas nos processos assistenciais, estimulando a autonomia, o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas — pilares fundamentais para uma assistência cada vez mais qualificada na rede de urgência e emergência em Maceió.
Mais lidas
-
1Segurança Pública
PF investiga desvio de verbas da saúde e lavagem de dinheiro em Alagoas
-
2Contrato assinado
Ministério Público de Alagoas anuncia novo concurso público
-
3Arapiraca
Saiba quem era o enfermeiro morto por PM dentro de quarto de motel
-
4Arapiraca
Soldado matou enfermeiro após flagrá-lo com sua esposa em motel
-
5Arapiraca
Homem encontrado sem vida em quarto de motel foi morto por policial militar




