Saúde
Saúde inicia as atividades do Dezembro Vermelho
Mobilização reforça prevenção, testagem e cuidado integral no enfrentamento ao HIV e às ISTs em Maceió
A Secretaria Municipal de Saúde(SMS), por meio do Programa de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais, deu início, nesta segunda-feira(1º), à campanha Dezembro Vermelho, uma mobilização nacional de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis(ISTs).
Em 2025, a campanha traz como tema central “Nascer sem HIV. Viver sem Aids”, reforçando o compromisso com a prevenção, o cuidado integral e a promoção da vida.
A abertura das atividades ocorreu no Centro de Testagem e Aconselhamento(CTA), localizado no PAM Salgadinho, Bloco I, com ações nos turnos da manhã e da tarde. A programação contou com sala de espera educativa e testagem rápida, além de uma ação de orientação e prevenção realizada na Unidade de Saúde Osvaldo Brandão Vilela, com foco no HIV e nas estratégias de prevenção combinada.
A técnica da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis da SMS, Tereza Carvalho, destacou a importância da mobilização coletiva no enfrentamento ao HIV e à aids.
“É uma convocação para toda a sociedade seguir unida, sem estigma e discriminação, do lado da ciência, do SUS e das pessoas vivendo com HIV ou aids. Numa ação conjunta, governo e população podem caminhar lado a lado com o propósito de promover qualidade de vida, nascimentos sem HIV, uma vida sem Aids e com redução da mortalidade, respeitando os direitos das pessoas vivendo com HIV e Aids”, ressaltou.
Ao longo de todo o mês, a SMS reforça seu compromisso em ampliar o acesso à informação, à testagem e ao cuidado, fortalecendo a rede de prevenção e acolhimento. O Dezembro Vermelho é mais do que uma campanha: é um chamado para que a sociedade avance unida, combatendo o estigma, promovendo direitos e garantindo que cada pessoa tenha a oportunidade de viver com dignidade, saúde e esperança.
Serviços disponíveis
Para garantir a assistência e o acolhimento dessas pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde(SMS) conta com o PAM Salgadinho - maior unidade de atendimento especializado em média complexidade de Maceió, localizado no bairro do Poço, que oferta atendimento especializado e tratamento de pacientes com HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis(ISTs) no Bloco I da unidade.
Funcionando por demanda espontânea, o atendimento para este público é realizado durante todo o ano no Centro de Testagem e Aconselhamento(CTA) do Bloco I, no qual dispõe de testes rápidos para detecção precoce de doenças como HIV, sífilis e hepatites B e C, além de oferecer medicação gratuita para o tratamento do HIV/Aids. O serviço também é ofertado em todas as unidades de saúde da capital.
Programação – Dezembro Vermelho 2025
02/12 – CTA na Clínica O Caminho, às 9h02/12 – Palestra no IFAL Poço, às 13h3004/12 – Atualização da equipe da SEPREV sobre prevenção combinada, às 9h09/12 – CTA na empresa Plano A Arquitetura, às 9h11/12 – CTA na Pestalozzi Farol, às 9h12/12 – CTA na Defensoria Pública do Estado, no Farol
Mais lidas
-
1Relator
Alfredo Gaspar avança para nova fase da CPMI do INSS e pede convocação dos CEOs dos principais bancos envolvidos em consignados
-
2Cinema
O que significa Bugonia? Título do filme com Emma Stone é explicado
-
3Tragédia!
Mãe da atriz Mel Maia é encontrada morta no RJ
-
4Segurança
Suspeitos de homicídio em Marechal Deodoro morrem em confronto com Polícia Militar
-
5É hoje!
'Zootopia 2', 'Bugonia' e 'Morra, Amor' chegam aos cinemas




