Saúde
Funcionários do Hospital Veredas completam 15 dias de greve em meio à maior crise da história da unidade
O Hospital Veredas, em Maceió, enfrenta a maior crise de sua história. A instituição, que possui 300 leitos, sendo a maioria deles (227), destinados a assistência a pacientes do SUS, está sob intervenção judicial desde 28 de novembro de 2024, após decisão da Justiça Federal que determinou a supervisão de sua gestão por uma comissão interventora.
Mesmo com a medida, os problemas se agravaram: os trabalhadores da saúde completam 15 dias de greve em protesto contra quatro meses de atraso nos salários e o não pagamento do complemento do piso nacional da enfermagem. Em ato pacífico, eles seguem bloqueando parte da Avenida Fernandes Lima, uma das principais vias da capital, para denunciar o descaso a que estão submetidos.
Até o momento, a empresa não apresentou qualquer retorno aos grevistas, que mantêm 30% dos serviços essenciais em funcionamento, conforme determina a legislação. A paralisação expõe não apenas a fragilidade financeira da unidade, mas também a precarização das condições de trabalho de profissionais que lidam diariamente com vidas.
O presidente do Sateal, Mário Jorge, destacou a gravidade da situação e a humilhação enfrentada pelos trabalhadores: “Estamos falando de profissionais que dedicam suas vidas à saúde da população e que hoje precisam cobrar o básico: o pagamento de salários. Salário é de natureza alimentar, não pode ser tratado como favor. É inadmissível que esses homens e mulheres estejam passando por necessidades e constrangimentos para receber o que lhes é de direito.”
A crise no Hospital Veredas, que já chegou a ser referência em atendimento hospitalar em Alagoas, coloca em risco não apenas os trabalhadores, mas também a população que depende dos serviços da unidade.
A continuidade da greve e a ausência de respostas da administração reforçam o cenário de incerteza. Para os sindicatos e representantes da categoria, a mobilização só deve terminar quando houver garantia de pagamento integral dos salários atrasados e do piso da enfermagem, além de medidas efetivas para assegurar a retomada integral das atividades do hospital.
Cabe destacar que amanhã, dia 28 de novembro, faz 1 ano que o Hospital Veredas está sob intervenção determinada pela Justiça Federal.
Mais lidas
-
1Chegou às redes sociais
Saiba onde assistir 'Tudo Por Uma Segunda Chance', 1ª novela vertical da TV Globo
-
2Direitos do Cidadão
MPF e DPU rejeitam proposta do Estado sobre mudança de local do novo complexo de saúde mental
-
3Na UTI
Jamaicana está em estado grave após cair do palco do Miss Universo 2025, veja vídeo
-
4Agreste de Alagoas
Câmera flagra colisão frontal entre motos e deixa três feridos em Craíbas
-
5‘Putinhas de esquerda’
Sindjornal repudia ataque à jornalista proferido por advogado




