Saúde
Maceió reforça compromisso com a qualidade de serviços junto ao Ministério da Saúde
Capacitações são realizadas para qualificar e aprimorar os serviços aos usuários e valorizar os profissionais atuantes da rede
Em outubro deste ano, o Ministério da Saúde(MS) lançou o programa Saúde Brasil 360, que visa ampliar a integralidade e resolutividade das demandas da Atenção Primária em Saúde(APS) através de educação permanente aos profissionais atuantes na linha de frente. Essa iniciativa reformula o modelo de financiamento para os municípios e foca no cuidado e prestação de serviço das pessoas,enfatizando a qualidade e não apenas a quantidade de procedimentos.
O Projeto de Aperfeiçoamento de Boas Práticas de Coordenação e Cuidado é direcionado a todos os profissionais da Atenção Primária, Especializada e da Vigilância em Saúde do SUS.
A Secretaria de Saúde de Maceió(SMS) aderiu ao projeto e segue realizando capacitações com o intuito de qualificar e aprimorar de forma inovadora e humana os serviços em saúde da Atenção Primária em Maceió. Essa iniciativa também reverbera no alcance de indicadores exigidos pelo Ministério da Saúde, que serão avaliados em janeiro de 2026.
Luana Melo, coordenadora da Atenção Primária de Maceió, destaca que as equipes estão empenhadas em alcançar os indicadores e qualificar os profissionais da linha de frente.
“Estamos realizando capacitação in loco com os profissionais das Unidades de Saúde para execução das boas práticas dos novos indicadores de saúde da APS, de modo a qualificar profissionais para prestar os serviços integralizados e de qualidade. Consequentemente esse incentivo reverbera em financiamento para a saúde municipal”, destaca.
O Saúde Brasil 360 contará com premiação de modo a gerar visibilidade para experiências exitosas em saúde pública no país, com o intuito de evidenciar práticas inovadores e eficazes no processo de organização e cuidado que a Atenção Primária tem com o usuário dos serviços.
Os indicadores destacados são: Mais acesso à APS; Cuidado no Desenvolvimento Infantil; Cuidado da gestante e puérpera; Cuidado da Pessoa com Diabetes; Cuidado da Pessoa com Hipertensão Arterial; Cuidado da Pessoa Idosa e Cuidado da Mulher na Prevenção ao Câncer.
“A ação tem o objetivo de fortalecer a qualidade da assistência e garantir maior eficiência no acompanhamento das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Nosso trabalho é cada vez mais qualificar para melhor atender e suprir as demandas da Saúde de Maceió", conclui Luana Melo.
Mais lidas
-
1‘Putinhas de esquerda’
Sindjornal repudia ataque à jornalista proferido por advogado
-
2Galo
CRB deve avaliar atual elenco e iniciar planejamento para 2026
-
3Arapiraca
Família nega que médico tenha estuprado a filha menor e pede justiça por assassinato
-
4Fogo no feno!
A Fazenda 17: queda, puxão de edredom e suposta agressão revoltam o público; veja vídeo
-
5Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação




