Saúde
eMulti Maceió realiza capacitação continuada sobre animais peçonhentos
Treinamento foi direcionado aos profissionais de saúde das Unidades Sérgio Quintela e Aliomar Lins
Com o objetivo de levar conhecimento acerca da saúde única, controle de zoonoses e prevenção de acidentes com animais peçonhentos, a equipe Multiprofissional(eMulti) da Atenção Primária de Maceió, estratégia 8, realizou, nessa segunda-feira(10), uma capacitação continuada com os profissionais das Unidades de Saúde Sérgio Quintella e Aliomar Lins, com o tema “Animais Peçonhentos de Importância à Saúde Pública”.
A atividade foi direcionada pelo médico veterinário da eMulti Maceió, Lindomar Machado, que destacou durante a capacitação o aumento de acidentes provocados por estes animais, motivado pelo aumento do calor e umidade na capital alagoana e no nordeste brasileiro.
“Desde 1988, o SUS criou o Programa Nacional de Controle e Prevenção de Acidentes por Animais Peçonhentos e, através do Instituto Butantan, tem produzido os imunobiológicos como soros antiofídico, soro antiescorpiônico, soro antiaracnídeos e outros que tem salvado vidas”, afirmou.
“Em Maceió, temos unidades de referência para o tratamento dos usuários do SUS que são agredidos, picados ou acidentados por estes animais, que é o Hospital Escola Dr. Hélvio Auto, no bairro do Trapiche, e as UPAS do Jacintinho e Tabuleiro também são referência para o tratamento dos usuários”, completou o veterinário.

Capacitação continuada
Nos territórios das Unidades Sérgio Quintella e Aliomar Lins, o profissional tem levado informações sobre o tema de forma contínua. Já foram ministrados 6 módulos desse projeto, em especial aos Agentes Comunitários de Saúde dessas unidades.
O projeto de capacitação continuada sobre animais peçonhentos e medidas de prevenção, controle e encaminhamentos de pacientes, realizado pela eMulti estratégia 8 Maceió, continuará sendo realizado mensalmente nas Unidades de Saúde Sérgio Quintela e Aliomar Lins, a fim de garantir que os profissionais possam agir nos territórios de suas atuações, com maior qualidade e bem preparados para orientar a população usuária do SUS.
Mais lidas
-
1Na UTI
Jamaicana está em estado grave após cair do palco do Miss Universo 2025, veja vídeo
-
2Agreste de Alagoas
Câmera flagra colisão frontal entre motos e deixa três feridos em Craíbas
-
3‘Putinhas de esquerda’
Sindjornal repudia ataque à jornalista proferido por advogado
-
4Nessa quarta
Polícia prende em Maribondo e Teotônio Vilela dois suspeitos de duplo homicídio em Belém
-
5Provocação
Outdoor em Arapiraca reacende tensão entre políticos e MST




