Saúde
Cesmac e Prefeitura de Maceió levam ação de cidadania, saúde e capacitação à comunidade
Projeto 'Extensão Comunitária: do Campus à Comunidade' acontece de 10 a 14 de novembro
De 10 a 14 de novembro, o Centro Universitário Cesmac e a Prefeitura de Maceió realizam uma das mais expressivas ações de extensão do ano: o projeto “Extensão Comunitária: do Campus à Comunidade”, uma iniciativa que reforça o compromisso da instituição com a transformação social e o desenvolvimento humano. Durante cinco dias, a Rua da Harmonia, no bairro do Farol, se tornará um grande espaço de cuidado, aprendizado e cidadania, reunindo serviços gratuitos de saúde e cursos de capacitação profissional voltados tanto à comunidade acadêmica quanto aos moradores do entorno do campus.
A ação é promovida pelo Cesmac, por meio da Coordenação Geral de Extensão, juntamente com a Prefeitura de Maceió, com o apoio do Hospital do Amor, Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas e Economia Digital e Senai, por meio das unidades móveis Carreta do Amor e Carreta Tech Massa.
A programação contempla uma série de atividades abertas ao público, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 12h e de 13h às 17h, com início às 13h no dia 10 e encerramento ao meio-dia no dia 14.
Na Carreta do Amor, serão realizados exames gratuitos de mamografia e rastreamento de câncer de pele, contribuindo para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças. Para realizar a mamografia, as mulheres devem ter entre 40 e 69 anos e apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.
Já a Carreta Tech Massa oferecerá cursos gratuitos de atualização e capacitação profissional, promovendo a inclusão digital e o fortalecimento de competências para o mercado de trabalho.

Para o professor Rodrigo Guimarães, coordenador geral de Extensão, a ação sintetiza a missão do Cesmac de colocar o conhecimento a serviço da sociedade:
“A Extensão Comunitária é a expressão prática do compromisso do Cesmac com o desenvolvimento social. O conhecimento só tem sentido quando se transforma em benefício para a comunidade. Essa ação valida a diretriz da extensão universitária e reafirma a responsabilidade social da instituição com os moradores do entorno, do Bolão, do Mirante de Santa Terezinha e de toda a região do Farol, além de envolver também a nossa comunidade acadêmica”, destaca.
Rodrigo ressalta ainda o papel essencial das parcerias institucionais, que tornam possível ampliar o alcance e o impacto social da iniciativa. “A união com a Prefeitura de Maceió, o Hospital do Amor, o Senai e a Secretaria de Estratégias Disruptivas é um exemplo de como a colaboração gera resultados concretos. O maior objetivo dessa parceria é o bem comunitário, é fazer o bem e transformar realidades por meio do conhecimento e do cuidado”, afirma.
Ao longo dos últimos anos, o Cesmac tem se destacado pela atuação contínua em projetos de extensão voltados à saúde, educação, sustentabilidade e inclusão social, consolidando-se como uma instituição comprometida não apenas com a formação acadêmica, mas também com o desenvolvimento das comunidades em seu entorno.
O projeto “Extensão Comunitária: do Campus à Comunidade” é mais uma demonstração desse propósito. Um gesto de presença, escuta e transformação social.
⸻
Serviço
Evento: Extensão Comunitária: do Campus à Comunidade
Data: 10 a 14 de novembro de 2025
Horário: 07h30 às 17h (segunda-feira com início às 13h; sexta-feira encerramento às 12h)
Local: Rua da Harmonia – Farol (ao lado do Campus I do Cesmac)
Atividades:
• Exames gratuitos de mamografia e rastreamento de câncer de pele (Carreta do Amor)
◦ Mulheres de 40 a 69 anos devem apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS
• Cursos gratuitos de atualização profissional (Carreta Tech Massa)
Informações: (82) 3215-5094 – Extensão Cesmac
📸 @academico.cesmac | 🌐 www.cesmac.edu.br
Mais lidas
-
1Na UTI
Jamaicana está em estado grave após cair do palco do Miss Universo 2025, veja vídeo
-
2Agreste de Alagoas
Câmera flagra colisão frontal entre motos e deixa três feridos em Craíbas
-
3‘Putinhas de esquerda’
Sindjornal repudia ataque à jornalista proferido por advogado
-
4Nessa quarta
Polícia prende em Maribondo e Teotônio Vilela dois suspeitos de duplo homicídio em Belém
-
5Provocação
Outdoor em Arapiraca reacende tensão entre políticos e MST




