Saúde
Saúde reforça importância da vacina no Dia Mundial de Combate à Poliomielite
Nesta sexta-feira(24), é celebrado o Dia Mundial do Combate à Poliomielite, que visa conscientizar e fortalecer a imunização para erradicar a doença através da vacinação. Conhecida também como paralisia infantil, a doença causada por vírus é contagiosa e pode contaminar crianças e adultos por meio do contato com fezes ou secreções eliminadas pela boca de quem está infectado e, em casos graves, causa paralisia dos membros inferiores.
Eunice Amorim, coordenadora Técnica de Imunização de Maceió, destaca que a vacinação é um método preventivo para o público infantil. “Crianças de seis meses à 5 anos de idade devem ser imunizadas contra a poliomielite com o intuito de criar anticorpos de modo a não desenvolver à doença. A campanha anual reforça essa prevenção e reafirma a importância da conscientização e o compromisso com a saúde pública”, reforça.
Em Maceió, as vacinas contra a poliomielite são ofertadas em todas as Unidades de saúde e em pontos fixos, à exemplo o Maceió Shopping(Mangabeiras), Shopping Pátio(Cidade Universitária) e no Centro de Atendimento ao Turista(CAT), que se encontra no Corredor Vera Arruda(Jatiúca).
De acordo com a Secretaria de Saúde de Maceió(SMS), a cobertura vacinal contra a poliomielite, na capital, em 2024 foi de 83,74% VIP(Injetável) e 80,80% VOP(Oral). Considerando a média estipulada pelo Ministério da Saúde(MS), de 95% de vacinação, Maceió se aproximou consideravelmente.
Em 2025, Maceió registrou, até o mês de agosto, 81,86% de imunização injetável (VIP), um registro alto comparado ao ano passado. Mesmo os dados sendo até agosto é um aumento considerável pensando que o ano ainda irá finalizar. Isso reflete positivamente a necessidade de mobilizar e criar estratégias de vacinação como método preventivo na capital alagoana, como vem acontecendo. Atualmente a categoria de vacinação por via oral não está mais nas ações de imunização, apenas se.ndo disponibilizada a vacina injetável.
Mais lidas
-
1Descompatibilização
Secretários já vislumbram saídas para as eleições
-
2Julgamento
Mandante de homicídio em Viçosa é condenado a 24 anos e seis meses de prisão
-
3Segunda-feira (16)
Prefeitos debatem teto para contratação de shows e AMA lança Jornada Alagoana pela Excelência na Saúde
-
4Fim do mistério!
Quem é o assassino em Scarpetta? Final da série revela a motivação do bandido
-
5Caso Michel Cassiano
Quem é o empresário executado com tiro à queima-roupa dentro de carro na Praia da Sereia?



