Saúde

MP alerta que o medo deve ser menor que a coragem de enfrentar o câncer de mama

Neste domingo, 19 de outubro, em todo planeta, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama

Por Ascom MP/AL 19/10/2025 10h55 - Atualizado em 19/10/2025 12h09
MP alerta que o medo deve ser menor que a coragem de enfrentar o câncer de mama
Câncer de mama - Foto: Divulgação / Sociedade Brasileira de Mastologia

Não se apavorar, enfrentar, cuidar e alcançar a cura. Neste domingo, 19 de outubro, em todo planeta, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama. E o Ministério Público de Alagoas (MPAL), na luta por conscientização, preparou um vídeo especial com a médica oncologista Luciana Benevides Tavares que traz orientações importantes, elimina dúvidas e serve, também, para dizer às mulheres diagnosticadas: não desistam de vocês. O tratamento existe e é possível viver, ser feliz como qualquer outra.

Mas, para que tudo dê certo é preciso confiança, fé e coragem para superar todos os desafios, contando com uma rede de apoio indispensável como bem afirma a médica Luciana Benevides. É não ter receio de pedir ajuda a amigos e familiares, de recorrer a profissionais que cuidem do fator emocional, pois controlar a ansiedade é fundamental, concentrar os pensamentos e as atitudes no presente é indispensável. Há tratamentos eficazes, há tecnologias avançadas, há esperança e cura.

Nesse processo é preciso que os familiares se façam presentes, acompanhem nas consultas, em dia de exames e das quimioterapias se for necessária, eles precisam entender melhor a doença e o tratamento.

Porém, vale ressaltar, que trabalhando a prevenção, adotando um estilo de vida saudável, tendo uma alimentação equilibrada (sem industrializados), evitando o excesso de álcool e tabaco no organismo, praticando exercícios físicos pelo menos três vezes na semana pode evitar que você seja mais uma pessoa a receber a notícia.