Saúde

Conisul e AMA fecham parceria com Sindhospital para oferecer mais de mil leitos

Movimento promete desafogar as filas de espera por cirurgias e procedimentos no sul de Alagoas

Por Assessoria 01/10/2025 19h11 - Atualizado em 02/10/2025 00h35
Conisul e AMA fecham parceria com Sindhospital para oferecer mais de mil leitos
Acordo garante a disponibilização de mais de mil leitos para a realização de diversos procedimentos hospitalares através do consórcio - Foto: Assessoria

Em um movimento que promete desafogar as filas de espera por cirurgias e procedimentos no sul de Alagoas, o Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado (Conisul) e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) firmaram uma parceria estratégica com o Sindicato dos Hospitais de Alagoas (Sindhospital). O acordo garante a disponibilização de mais de mil leitos para a realização de diversos procedimentos hospitalares através do consórcio.

A reunião que selou a importante parceria aconteceu nesta quarta-feira, consolidando um esforço conjunto para ampliar o acesso a serviços de saúde de média e alta complexidade nos municípios consorciados.

Lideranças presentes e objetivo comum

Estiveram presentes no encontro o presidente da AMA e prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, o superintendente do Conisul, Pedro Madeiro, o presidente e o secretário executivo do Sindhospital, Erivaldo Cavalcante e Jilvon de Barros, respectivamente.

A principal meta desta união é agilizar a realização de procedimentos cirúrgicos diversos, que hoje enfrentam filas de espera, e ampliar significativamente o alcance a leitos hospitalares entre os municípios vinculados ao Conisul.

O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, destacou a relevância do acordo: "Esta parceria representa um avanço enorme para a saúde dos nossos cidadãos. Mil leitos à disposição através do Consórcio é a garantia de que poderemos dar celeridade a cirurgias e procedimentos urgentes, tirando as pessoas da espera e oferecendo um serviço de saúde mais eficiente e humanizado."

A expectativa é que o Conisul possa utilizar essa nova capacidade de atendimento para articular e centralizar a demanda dos municípios, otimizando recursos e garantindo que os pacientes sejam encaminhados de forma mais rápida e organizada para os hospitais da rede do Sindhospital. A iniciativa se configura como um passo fundamental na melhoria da qualidade de vida e da infraestrutura de saúde da região.