Saúde
Saúde realiza testagem rápida e trabalho educativo na Feira da Reforma Agrária
Ação levou prevenção, diagnóstico e informação em saúde para trabalhadores do campo
A Secretaria Municipal de Saúde(SMS), por meio do Programa de ISTs, Aids e Hepatites Virais, promoveu testagem rápida e ações educativas na Feira da Reforma Agrária, realizada na Praça da Faculdade, no bairro do Prado, durante a sexta-feira(5) e o sábado(6).
Nos dois dias de atividades, 100 pessoas foram atendidas e realizados gratuitamente 400 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, além da distribuição de insumos de prevenção e orientações sobre prevenção combinada e cuidados com a saúde.
Tereza Carvalho, técnica da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da SMS, destacou a importância da ação.
“Viabilizar acesso a serviços de saúde é consolidar os princípios do SUS: equidade, integralidade e universalidade. As pessoas trabalhadoras do campo tiveram a oportunidade de participar desta ação em seu espaço de trabalho, recebendo orientações, insumos de prevenção, avaliando sua condição de saúde quanto às ISTs e ampliando o conhecimento para o autocuidado e o cuidado com outras pessoas”, ressaltou.
A parceria da SMS Maceió com a organização da Feira da Reforma Agrária tem se consolidado, e muitos participantes já aguardam esse momento para realizar seus testes rápidos anualmente. A descentralização do serviço amplia o alcance e fortalece a política de saúde preventiva.
Saúde e integração educacional
Na sexta-feira(05), o PET-Saúde Equidade/UFAL e a SMS Maceió participaram da programação da Feira com uma roda de conversa sobre o tema “Direito à Saúde, Integralidade e Defesa do SUS”. O momento de aprendizado coletivo foi coordenado por Franqueline Terto e contou com a participação de convidados(as): Suely Nascimento – assistente social, integrante do Movimento Popular em Saúde/AL e do Núcleo de Saúde Pública/FAMED/UFAL; Silvana Medeiros – docente do curso de Serviço Social/UFAL – Campus Palmeira dos Índios, integrante do Fórum em Defesa do SUS; Rafael Moraes – médico da Associação Alagoana de Medicina de Família e Comunidade(AAMFC); Mayara Ferreira – psicóloga, residente do Programa Multiprofissional em Saúde da Família/UNCISAL. Também estiveram presentes estudantes, preceptores e professoras do PET-Saúde Equidade de Maceió e Arapiraca, a exemplo dos preceptores da SMS Maceió Tobias Falcão, Sarah Barros Lins e Zodja.
Mais lidas
-
1Feriado
Alagoas celebra 209 anos de emancipação com feriado estadual proposto por Silvio Camelo
-
2Horários especiais
Feriado de 16 de setembro altera funcionamento de escolas e órgãos públicos em Alagoas
-
3Eleições 2026
Investigação da PF confirma responsabilidade de JHC em repasses do Iprev ao Banco Master
-
4Financiamento
Empreendedores de Alagoas terão R$ 3,2 bilhões do FNE em 2027
-
5Contagem regressiva!
A Fazenda 18: quem são as celebridades por trás das pistas?




