Saúde
Câncer que afeta atriz Fernanda Rodrigues matou 100 pessoas em SC

Entre janeiro e julho de 2025, 100 pessoas morreram vítimas de câncer de pele não melanoma em Santa Catarina, segundo a Secretária de Estado da Saúde (SES). A doença engloba, principalmente, o carcinoma escamocelular e o basocelular, sendo este último o que atinge a atriz e apresentadora Fernanda Rodrigues pela segunda vez em dois anos.
De acordo com a SES, os números de mortes em Santa Catarina relacionados aos pacientes vítimas de câncer de pele não melanoma referem-se ao carcinoma escamocelular e o basocelular, não sendo possível ter dados separadamente de cada tipo. Em 2024, 176 pessoas morreram vítimas de câncer de pele não melanoma no Estado.
A secretaria estima, entretanto, que a maior parte dos óbitos seja referente aos pacientes com carcinoma escamocelular. Isso porque o basocelular não costuma se espalhar, ou seja, tem baixíssima chances de metástase.
O Ministério da Saúde define o carcinoma basocelular como o câncer de pele mais frequente na população, correspondendo a cerca de 70% dos casos. Se manifestam por lesões elevadas peroladas, brilhantes ou escurecidas que crescem lentamente e sangram com facilidade.
Já o carcinoma escamocelular é o segundo tipo de câncer de pele de maior incidência no ser humano. Ele equivale a mais ou menos 20% dos casos da doença. É caracterizado por lesões verrucosas ou feridas que não cicatrizam depois de seis semanas. Geralmente causam dor e possuem sangramentos.
Entre 2023 e 2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 14.510 novos casos de câncer de pele não melanoma serão diagnosticados em Santa Catarina.
Fernanda Rodrigues revela retorno de carcinoma
Através de um vídeo publicado nas redes sociais, Fernanda Rodrigues contou que recebeu o diagnóstico de carcinoma basocelular em 2023 após surgir uma mancha na testa. A atriz fez uma cirurgia de remoção em 2024, contudo, voltou a receber o diagnóstico da doença em agosto deste ano.
— Se você sentir que tem uma coisinha diferente, uma manchinha, uma pintinha, uma ferida que não é comum, fale com seu médico ou com sua dermatologista. Agir rapidamente faz com que a gente resolva mais rápido o problema —disse Fernanda Rodrigues, garantindo que está bem.
Nesta quinta-feira (21), a atriz compartilhou que removeu o basocelular e que o procedimento foi tranquilo. A atriz também alertou para o diagnóstico precoce.
“Bora se cuidar, ficar atenta aos sinais e qualquer coisinha diferente na pele fale com seu médico!Vá ao dermatologista pelo menos 1 mês por ano! Obrigada pelo amor que eu recebi! Me senti muito amada!!!”, escreveu a atriz.
Veja as fotos da atriz

Ao lado da amiga Fernanda Paes Leme (Foto: Reprodução, Redes Sociais)

Fernanda Rodrigues em “A Viagem” (Foto: Reprodução, Redes Sociais)

Atriz tem 45 anos (Foto: Reprodução, Redes Sociais)

É casada e tem dois filhos (Foto: Reprodução, Redes Sociais)
Especialista alerta: 9 em cada 10 homens com mais de 60 anos cometem esse erro na academiaDr. das celebridades revela rotina noturna que faz se sentir mais forte aos 60 anos do que aos 30, descobertas inovadoras expostas em vídeo revelador que viralizou.
Fernanda costuma falar sobre maternidade nas redes sociais (Foto: Reprodução, Redes Sociais)

Última novela da atriz foi “Fuzuê” na Globo (Foto: Reprodução, Redes Sociais)

Ao lado da amiga Fernanda Paes Leme (Foto: Reprodução, Redes Sociais)

Fernanda Rodrigues em “A Viagem” (Foto: Reprodução, Redes Sociais)
O que é carcinoma basocelular?
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o carcinoma basocelular corresponde a cerca de 80% dos casos de câncer de pele não melanoma diagnosticados no Brasil. Globalmente, é considerado o câncer mais frequente, com milhões de novos casos todos os anos.
Especialistas ouvidos pelo g1 ressaltam que, apesar da alta incidência, ele costuma ter comportamento menos agressivo do que outros tipos, como o melanoma.
— O carcinoma basocelular cresce de forma lenta e local, destruindo os tecidos ao redor, mas quase nunca dá metástases. O grande risco é deixar a lesão evoluir sem tratamento — explica a oncologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo e membro do Instituto Vencer o Câncer, Veridiana Camargo.
Como prevenir?
Evitar a exposição excessiva à radiação solar, principalmente entre 10h e 16h, e utilizar o filtro solar;
Usar chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares;
Cobrir as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas;
Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta;
Usar filtros solares diariamente. Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre;
Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas;
Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses;
Os trabalhadores que estão expostos à luz solar direta devem redobrar os cuidados com a pele.
Mais lidas
-
1Salvador Lyra
Vídeo: incêndio de grandes proporções atinge fábrica de plástico no Distrito Industrial de Maceió
-
2The Pink Marine
Boots é baseada em história real? Conheça a nova série da Netflix
-
3Perfumaria
O Boticário celebra o Dia do Nordestino com histórias de saudade, permanência e reencontro com a região
-
4Josefa de Melo
Motociclista morre após cair sob caminhão de concreto em Maceió
-
5Memória da universidade
Do preto e branco ao colorido: acervo imagético da Ufal está disponível on-line