Saúde
Programa AVC Dá Sinais salva vida de aposentado em Maceió
Severino Ferreira da Silva está sendo assistido pela equipe multidisciplinar da Unidade de AVC do Hospital Geral do Estado, em Maceió

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de óbito no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O diagnóstico precoce, o controle dos fatores de risco e a criação de centros especializados são medidas essenciais — e que vêm sendo implementadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) por meio do Programa AVC Dá Sinais. Um exemplo disso é o caso do aposentado Severino Ferreira, de 78 anos, que teve a vida salva no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, após sofrer um AVC.
O episódio ocorreu quando Severino estava sentado em uma cadeira, na calçada de sua residência, no bairro Chã de Bebedouro, na capital alagoana. Ele começou a se sentir mal e sua filha, Semivania Gouveia, percebeu que o rosto do pai estava diferente, que ele falava com dificuldade e apresentava paralisia no lado direito do corpo.
Diante do quadro, ela suspeitou de um AVC e o levou imediatamente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Ele é hipertenso, usa marca-passo, faz caminhadas diárias e mantém os check-ups em dia, mas sabemos que não segue a dieta à risca. Para piorar, há mais de dez anos perdi minha avó para um AVC, então temos histórico da doença na família. O risco era grande, mas não esperávamos que acontecesse naquele momento e de forma tão discreta”, recorda Semivania.
A filha conta que se surpreendeu com a qualidade do atendimento oferecido no HGE e lamenta que sua avó, no passado, não tenha tido o mesmo suporte. “A cada dia de internação me surpreendi com o acolhimento que meu pai recebeu e sempre estive confiante na recuperação dele.”
“Eu venci, graças a Deus! E com a ajuda de todos do HGE”, disse Severino, ainda com dificuldade para falar e visivelmente emocionado.
Assistência especializada
De acordo com a médica neurologista do HGE, Kirsten Melo, ao chegar ao maior hospital público de Alagoas, Severino foi submetido a exames para identificar a causa e o tipo de AVC. Ele foi internado na Unidade de AVC — o primeiro centro especializado inaugurado pelo Governo do Estado —, preparada para oferecer monitoramento neurológico intensivo, iniciar a reabilitação precoce e avaliar riscos de complicações e sequelas.
“Ele chegou com um quadro de AVC isquêmico, com perda total de força no lado direito do corpo. O caso foi encaminhado para nós pelo aplicativo Join, do Programa AVC Dá Sinais, que conecta especialistas aos médicos que fazem o primeiro atendimento e suspeitam de AVC. Aqui no HGE, realizamos exames como a tomografia computadorizada de crânio, que confirmou a lesão cerebral, permitindo definir a conduta adequada para salvar a vida dele”, explicou Kirsten.
Sobre a doença
O AVC ocorre quando há interrupção ou rompimento do fluxo sanguíneo no cérebro. Os sintomas surgem de forma súbita e variam conforme a área afetada. Entre os mais comuns estão:
- Fraqueza ou dormência em um lado do corpo (rosto, braço ou perna);
- Boca torta;
- Dificuldade para falar ou entender o que é dito;
- Alteração súbita da visão, em um ou ambos os olhos;
- Tontura, desequilíbrio ou dificuldade para andar;
- Dor de cabeça intensa e súbita, sem causa aparente;
- Confusão mental.
Muitas vezes, a própria pessoa não percebe os sinais, tornando fundamental a atenção de quem está por perto.
“Se identificar algum desses sintomas, mantenha a calma. Não ofereça água, alimentos ou remédios, pois a pessoa pode ter dificuldade para engolir. Acione imediatamente o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ou leve à unidade de emergência mais próxima. Quanto mais rápido o atendimento, maiores as chances de recuperação e menores os riscos de sequelas ou morte”, orienta a neurologista do HGE.
Mais lidas
-
1Nesta quarta-feira (13)
Maceió: 15 bairros podem ficar sem água durante manutenção no Sistema Pratagy
-
2Sucesso da Netflix
Amizade e ganância! Quem é o vilão em Jovens Milionários?
-
3Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
4Poder, traição e vingança
Pecados Inconfessáveis final explicado: quem matou Claudio e por que o desfecho muda tudo
-
5Homicídio
Homem é executado a tiros dentro de caminhonete na Serraria