Saúde

Mocinho ou vilão?’: conheça os riscos que o morango do amor pode implicar aos dentes

Por Assessoria 14/08/2025 11h36
Mocinho ou vilão?’: conheça os riscos que o morango do amor pode implicar aos dentes
Cirurgiã-dentista Eduarda Jung explica os cuidados necessários para o consumo de alimentos duros. - Foto: Divulgação



Presente em uma das maiores festividades brasileiras, a maçã do amor perdeu seu posto de destaque em festas juninas para o morango do amor, que recentemente ganhou não uma, mas três versões e variáveis entre o tradicional sabor de ninho, pistache, chocolate e maracujá. Todos encobertos por uma casca aparentemente inofensiva de açúcar e corante, que, além de deliciar aqueles que provam, também vêm proporcionando algumas emergências ao dentista, principalmente em quem faz uso de aparelhos fixos, próteses e lentes de contato bucais.

A receita leva uma infinidade de ingredientes excessivamente doces e que, só por essa razão, acenderia um alerta entre os profissionais da área. Porém, ademais da casca que reveste a sobremesa podendo danificar ainda restaurações e contenções do dente natural, o caramelo de que é feito pode grudar em facetas e próteses fixas ou removíveis e, a depender do paciente e do nível do dano, levar a lesões na cavidade oral.

“Apesar de gostoso, devemos tomar cuidado na hora de experimentar alimentos que tenham características similares, justamente para impedir uma ida ao dentista que poderia ser contornada. Opte sempre por partes mais finas do doce durante a mastigação, escove os dentes logo após ingerir e, se possível, não inclua o caramelo na receita. Sabemos que o hype acaba estimulando as pessoas, que, por sua vez, cedem aos encantos da internet e do familiar boca a boca. No entanto, alguns danos são tão profundos que podem ser irreversíveis”, pontuou a cirurgiã-dentista Eduarda Jung.

Descubra outros alimentos que, assim como o morango do amor, requer os mesmos cuidados ao serem consumidos:

Balas duras ou de caramelo
Ao mastigar balas duras, o risco de quebrar ou lascar os dentes aumenta significativamente, especialmente se já houver algum tipo de desgaste ou sensibilidade nos dentes.

Doces pegajosos
Doces como caramelos, alguns tipos de chicletes, jujubas e frutas secas, como damascos e uvas-passas, podem grudar nos dentes e entre a gengiva, dificultando a limpeza e favorecendo a ação do açúcar.

Cubos de gelo
Mastigar cubos de gelo é um hábito comum, mas pode ser muito prejudicial aos dentes, levando a fraturas ou lascas, especialmente se a pessoa tiver problemas dentários pré-existentes.

Sementes e caroços
Sementes pequenas e duras (como as de frutas) ou caroços (como os de azeitonas) podem causar danos aos dentes se forem mordidos com força.