Saúde

Médico alagoano viraliza ao mostrar presentes de pacientes da zona rural do estado

O jovem profissional atua em unidade de saúde do município de Ouro Branco (AL), por meio do programa Mais Médicos

Por Correio Braziliense 08/08/2025 14h32
Médico alagoano viraliza ao mostrar presentes de pacientes da zona rural do estado
Já recebi uma galinha, rolinha, acerola, abóbora, milho, feijão de corda e santinha, conta Douglas Ciríaco, 26 anos - Foto: Arquivo Pessoal

Galinha, rolinha, acerola, abóbora, milho, feijão de corda e imagens de santos são alguns dos presentes que Douglas Ciríaco, 26 anos, recebe de seus pacientes. O jovem é clínico geral do SUS, e atua em uma unidade básica de saúde, no município de Ouro Branco (Alagoas), onde pratica como único médico de uma região de 10 sítios. Douglas é profissional do programa Mais Médicos, iniciativa governamental para melhora do atendimento de saúde em áreas de escassez.

Natural de Arapiraca (AL), Douglas conta que nunca trabalhou em clínicas particulares, apenas na saúde pública: “Eu sou médico do SUS. Nunca cobrei por uma consulta. Então, quando os pacientes me entregam esses presentes, não vejo como pagamento, mas como um carinho. É o reconhecimento mais puro pelo meu trabalho”.

Douglas atua na zona rural de Ouro Branco pelo Programa Mais Médicos (Foto: Arquivo Pessoal)



Nas quintas-feiras, o especialista em medicina da família e comunidade realiza visitas domiciliares, para atender pacientes com dificuldades de locomoção, como idosos, hipertensos e diabéticos. “Vou até a casa deles para terem acesso à consulta, porque a situação é bem complicada na zona rural”, comenta.

De seu contrato de quatro anos do Mais Médicos, Douglas já cumpriu um, em uma atuação que descreve como “medicina de guerra”, devido às dificuldades de falta de medicamentos: “Nós ofertamos o melhor atendimento com o que tem disponível no momento, e é isso que me deixa realizado, saber que eu pude contribuir com a vida de alguém da melhor maneira”.