Saúde
Santana do Mundaú promove evento de capacitação sobre a Febre do Oropouche em parceria com Sesau e Cosems/AL
O seminário abordou sinais clínicos, formas de transmissão, notificação compulsória, manejo clínico e aspectos laboratoriais da doença

Nessa quarta-feira, 30, a Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Mundaú/AL, promoveu um seminário de capacitação sobre a Febre do Oropouche para profissionais de saúde locais, em parceria com o Cosems-AL e Sesau. O objetivo foi preparar as equipes para identificar e manejar eficientemente possíveis casos da doença.
O seminário abordou sinais clínicos, formas de transmissão, notificação compulsória, manejo clínico e aspectos laboratoriais da Febre do Oropouche, uma doença viral transmitida principalmente por mosquitos Culicoides (maruins) e, em menor grau, por mosquitos Culex.
Os sintomas incluem febre súbita, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulares, podendo evoluir para manifestações hemorrágicas ou neurológicas. A maior preocupação reside na transmissão vertical (de gestantes para o feto), com risco de anomalias congênitas ou óbitos fetais. O diagnóstico é feito por avaliação clínica, histórico epidemiológico e confirmação laboratorial (RT-PCR ou sorologia), sem tratamento antiviral específico.
Participaram do evento médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e coordenadores municipais. A secretária de Saúde de Santana do Mundaú, Paula Gomes, enfatizou a importância da qualificação para uma resposta rápida, especialmente porque o município já notificou dois casos e possui áreas propícias à reprodução do mosquito maruim. Ela também destacou a necessidade de o Ministério da Saúde ampliar os kits de diagnóstico laboratorial para os Lacens (Laboratórios Centrais), que atualmente têm capacidade limitada de análise.
Mais lidas
-
1Salvador Lyra
Vídeo: incêndio de grandes proporções atinge fábrica de plástico no Distrito Industrial de Maceió
-
2The Pink Marine
Boots é baseada em história real? Conheça a nova série da Netflix
-
3Perfumaria
O Boticário celebra o Dia do Nordestino com histórias de saudade, permanência e reencontro com a região
-
4Michele França
Vítima de acidente fatal compartilhava rotina nas redes sociais sempre com bom humor e leveza
-
5Josefa de Melo
Motociclista morre após cair sob caminhão de concreto em Maceió