Saúde

Saúde de Maceió intensifica ações educativas e testagens rápidas para prevenção das hepatites virais

Campanha inclui rodas de conversa, capacitações, testagens descentralizadas e seminário final voltado à eliminação das hepatites

Por SMS 07/07/2025 17h05
Saúde de Maceió intensifica ações educativas e testagens rápidas para prevenção das hepatites virais
Testagens rápidas realizadas durante o Julho Amarelo são fundamentais para o diagnóstico precoce das hepatites virais - Foto: SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) iniciou programação do Julho Amarelo, campanha nacional de conscientização, prevenção e combate às hepatites virais. A agenda da SMS envolve capacitações com profissionais da rede, ações educativas com a população e a intensificação da oferta de testagens rápidas, tanto nas unidades de saúde quanto em pontos estratégicos da cidade.

A abertura da programação ocorreu, na última quinta-feira (3), com uma roda de conversa na Unidade de Saúde Flexal, reunindo médicos, enfermeiros e farmacêuticos do 4º Distrito Sanitário. A técnica da Vigilância Epidemiológica, Janicleide Duarte, destacou a importância da atividade.

“Foi um encontro voltado para discutir o cenário das hepatites virais em Maceió e no território do distrito. Abordamos o fluxo de atendimento dos casos notificados, as formas de notificação e o acesso ao teste rápido”, relatou a técnica.

Na última sexta-feira (4) e no sábado (5), a SMS realizou testagens itinerantes no Calçadão do Comércio, nos períodos da manhã e tarde, além do bairro Benedito Bentes, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

De acordo com Tereza de Carvalho, técnica da Coordenação Municipal de ISTs da SMS, a ação teve ampla adesão da população. “Atendemos 140 pessoas e realizamos 560 testes rápidos. Todos os usuários receberam orientações sobre hepatites virais, outras ISTs e também sobre prevenção combinada. Além disso, os que necessitam de encaminhamento para atenção especializada foram devidamente encaminhados. Foram disponibilizados ainda preservativos e géis lubrificantes”, afirmou.

As hepatites virais são doenças silenciosas que, muitas vezes, não apresentam sintomas na fase inicial. A prevenção, diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar complicações e reduzir a transmissão. Com as ações do Julho Amarelo, a SMS reforça seu compromisso com a saúde pública e o combate às infecções sexualmente transmissíveis em Maceió. A campanha Julho Amarelo segue com ações durante todo o mês.

Confira a programação completa:

09/07 - Roda de conversa com profissionais de saúde do I e VIII Distritos Sanitários no II Centro de Saúde (manhã);


11/07 – Testagem rápida no Shopping Pátio (tarde);


14/07 - Roda de conversa com profissionais de saúde do V Distrito Sanitário no II Auditório da DVS (tarde);


15/7 - Roda de conversa com profissionais de saúde do II, III Distritos Sanitários no Auditório da DVS (tarde);


15/07 - Palestra sobre hepatites com equipe da UPA Benedito Bentes (manhã);


17/07 – Testagem na Justiça Federal;


21/07 – Testagem no Hospital Universitário (manhã);


22/07 – Testagem no Tribunal de Justiça (manhã);


23/07 – Testagem na Pestalozzi (manhã e tarde);


25/07 – Roda de conversa com movimentos sociais sobre prevenção das hepatites (14h, auditório do Palácio do Governador);


28/07 – Dia D: Testagem rápida em todas as Unidades de Saúde de Maceió e testagem especial no Maceió Shopping;


29/07 – Seminário “Elimina Hepatites” no Auditório João Sampaio (Cesmac), das 8h às 14h.