Saúde
Diabéticos podem fazer implantes dentários? Dentista explica

O diabetes é uma das doenças crônicas mais prevalentes no Brasil e no mundo, com impactos que vão muito além do controle glicêmico. De acordo com dados recentes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), cerca de 16,8 milhões de brasileiros vivem com a doença – número que deve ultrapassar os 23 milhões até 2045, segundo projeções da International Diabetes Federation (IDF).
Esse cenário reforça a importância de esclarecer dúvidas e orientar adequadamente os pacientes sobre procedimentos cirúrgicos como os implantes. Uma dúvida comum entre os portadores da condição é: quem tem diabetes pode fazer implantes dentários?
“A resposta é sim, desde que os parâmetros do diabetes estejam controlados”, afirma o Cirurgião-Dentista Dr. Fabio Azevedo, Especialista LATAM do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da S.I.N. Segundo ele, quando a glicemia está descompensada, o risco de complicações aumenta consideravelmente. “Altos níveis de açúcar no sangue prejudicam a circulação, elevam o risco de sangramento durante a cirurgia e dificultam o processo de cicatrização”, explica. “Além disso, pacientes diabéticos têm maior risco à doença peri-implantar, que se caracteriza principalmente pela perda óssea ao redor dos implantes”, conclui.
Para garantir a segurança do procedimento, Dr. Azevedo destaca a importância de um preparo clínico detalhado, especialmente em pacientes com doenças crônicas, como o diabetes. “Solicitar exames como hemograma, glicemia, hemoglobina glicada, coagulograma completo, sódio, potássio e cálcio ajuda o cirurgião-dentista a traçar um panorama da saúde geral do paciente”, explica o especialista. “Se houver alterações significativas, o ideal é encaminhar o paciente ao médico antes de prosseguir com a cirurgia”, conclui. O que diabéticos precisam saber antes de fazer implantes:
✔️ Taxas de sucesso são altas “Pacientes com diabetes controlada podem realizar implantes dentários com uma taxa de sucesso comparável à de pessoas sem a doença”, afirma o dentista. Implantes de superfície nanoativadas de última geração, como a superfície Plus, da S.I.N., são ainda mais favoráveis a estes pacientes. O controle glicêmico é a chave para evitar complicações.
✔️ Acompanhamento médico é essencial O apoio do endocrinologista durante o processo é indispensável. “Com esse suporte, o procedimento torna-se mais seguro e previsível”, diz Dr. Azevedo.
✔️ Cirurgia guiada é uma grande aliada Uma boa notícia para os pacientes diabéticos é a possibilidade de utilizar a cirurgia guiada por computador, considerada a técnica mais moderna e segura na implantodontia. “Ela é minimamente invasiva, evita cortes e pontos e reduz significativamente os riscos de sangramento, inchaço e inflamação, o que é especialmente vantajoso para quem tem diabetes”, destaca.
✔️ Consultas de manutenção são indispensáveis Após a colocação dos implantes, o acompanhamento odontológico regular é fundamental — ainda mais para pacientes diabéticos. “Pesquisas mostram que esses pacientes podem necessitar de um cuidado adicional para prevenir inflamações na cavidade bucal”, reforça o especialista.
Sobre a S.I.N.: fundada em 2003, a S.I.N. é uma empresa global dedicada a desenvolver as mais modernas e inovadoras soluções para a comunidade odontológica. Com soluções que combinam tecnologia avançada, eficiência e conhecimento científico de ponta, a organização visa fomentar a geração de sorrisos. A empresa hoje está presente em 30 países e tem unidades de negócios espalhadas por todo o Brasil. O propósito da marca é refletido em sua assinatura “S.I.N.: Soluções + Inovações = Novos Sorrisos”. Entre os princípios e valores que guiam a organização estão a ética, a diversidade, a sustentabilidade e a empatia nas relações. Após crescimento acelerado e ininterrupto nos últimos anos, integra hoje o grupo Henry Schein, maior fornecedor de produtos e serviços de saúde para consultórios odontológicos e médicos do mundo. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br.
Mais lidas
-
1Sem Alma existe?
Quem é o verdadeiro Sem Alma da série brasileira 'DNA do Crime'?
-
2Sobrevivência nas profundezas
A impressionante histórial real por trás de 'O Último Respiro'
-
3Horários especiais
Veja o que abre e fecha no São João em Maceió
-
4Vem por aí!
O que acontece depois que Cecília desperta do coma em 'Vale Tudo'
-
5É pra meiorá!
Finais felizes de 'Êta Mundo Bom' anulados em 'Êta Mundo Melhor'