Saúde
Bate Coração: tecnologia, integração e agilidade salvam vidas em Alagoas
Pela telemedicina ocorre o compartilhamento seguro e instantâneo de informações clínicas, laudos e imagens

A cada minuto, um infarto pode ser fatal. No entanto, em Alagoas, a agilidade no diagnóstico e atendimento a pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) vem ganhando reforço com uma poderosa aliada: a tecnologia. Desde março de 2024, o programa Bate Coração interliga unidades de saúde de todo o estado, por meio da plataforma de telemedicina JOIN, promovendo uma verdadeira transformação no cuidado emergencial.
Coordenado pelo Hospital do Coração Alagoano, o Bate Coração funciona como uma central de apoio remoto, disponível 24 horas por dia, onde especialistas avaliam exames, orientam condutas e garantem o atendimento mais rápido e eficaz aos pacientes com suspeita de infarto. A integração inclui as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu), hospitais regionais e demais unidades hospitalares da Rede Estadual de Saúde, além da regulação estadual.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destaca a importância do Bate Coração, que inclui o uso de tecnologia para aperfeiçoar os atendimentos aos pacientes acometidos por Infarto Agudo do Miocárdio. “Ficamos muito felizes em saber que o programa salva vidas e, que, inclusive, é uma experiência exitosa de Alagoas para vários estados brasileiros e, inclusive, para outros países, como o Japão", enfatizou o gestor da saúde estadual.
E a proposta do programa é simples e poderosa: colocar especialistas à disposição das equipes que estão na ponta, nos primeiros minutos de atendimento ao paciente, quando cada segundo conta, conforme explica o diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo. "Com a JOIN, o Bate Coração consegue acompanhar, em tempo real, o quadro clínico, os exames, e até orientar procedimentos, independentemente da distância”, frisa.
Desenvolvida pela empresa japonesa Allm Inc., a plataforma JOIN já era utilizada em Alagoas desde 2021, no Programa AVC Dá Sinais, voltado ao atendimento de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Com a expansão do uso para o Bate Coração, o impacto da tecnologia foi ampliado.
A plataforma permite o compartilhamento seguro e instantâneo de informações clínicas, laudos, imagens como eletrocardiogramas e tomografias, além de videoconferências e transmissão ao vivo de salas de procedimentos, sempre de forma integrada, rápida e segura.
“É um divisor de águas na assistência”, destaca a enfermeira Michele Magalhães, responsável técnica pela plataforma em Alagoas. “Com poucos cliques, uma equipe numa UPA do interior pode enviar um ECG para o especialista do Hospital do Coração e, em poucos minutos, já ter a confirmação do diagnóstico e a orientação sobre os próximos passos. Isso muda completamente o desfecho do caso”, salienta.
A vida que bate mais forte
Um exemplo claro da eficácia do Bate Coração foi registrado em Delmiro Gouveia, com o musicista Alderico Gomes dos Santos, de 65 anos, popularmente conhecido como Derinho Santos. Ele chegou à UPA local com dor no peito e sudorese. O eletrocardiograma foi rapidamente realizado e enviado via JOIN à equipe do Hospital do Coração Alagoano.
Em menos de 10 minutos, a central confirmou um IAM com supra e orientou o início do protocolo de emergência, com administração de medicação e remoção imediata para a sala de hemodinâmica. O procedimento foi realizado com sucesso, sem complicações.
“Eu sou muito grato à equipe de lá e também aos profissionais do Hospital do Coração Alagoano, não sei o que seria de mim sem o Bate Coração. Estou passando por uns problemas familiares e sei que, aliados ao fumo, colesterol alto e até a diabetes cheguei ao infarto. Aqui no hospital fiz um cateterismo e passarei por um procedimento cirúrgico, na segunda etapa. A vida será renovada, com novos hábitos alimentares e um basta ao uso do cigarro”, comentou.
Além do suporte clínico em tempo real, a equipe da plataforma conta com enfermeiros e analistas de treinamento que percorrem as unidades da rede para capacitar os profissionais no uso da ferramenta. Treinamentos virtuais também são realizados com frequência, garantindo que todos estejam aptos a utilizar a tecnologia com eficácia.
Certificada como dispositivo médico por órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e compatível com os mais rígidos protocolos internacionais de segurança, a JOIN representa um passo importante na modernização da saúde pública em Alagoas. Com uma estrutura que se integra aos sistemas de imagem (PACS) e prontuários eletrônicos (RES), os profissionais de saúde têm em mãos uma ferramenta robusta, segura e eficaz.
Mais lidas
-
1Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
2Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
3Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
4Galo
CRB encerra treinos em São Paulo e segue nesta quarta para Santos
-
5Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela