Saúde
Sesau implanta fluxo para agendamento das primeiras consultas de pré-natal de alto risco
A partir de 1º de maio os agendamentos das consultas serão realizados por meio do Sistema Nacional de Regulação

A partir da próxima quinta-feira (1º de maio), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) irá implantar um novo fluxo para agendamento das primeiras consultas de pré-natal de alto risco. O agendamento se dará por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), onde a gestante será regulada para a unidade que fica localizada mais próxima de sua residência.
Esta medida irá contribuir para padronizar a assistência materna e infantil, assegurando que as gestantes de alto risco sejam atendidas em unidade de referência. Outro benefício será a geração de indicadores relativos às consultas de pré-natal, onde será possível traçar o perfil dessas gestantes, detalhando onde elas estão e se apresentam alguma comorbidade, por exemplo.
De acordo com a supervisora da Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Sesau, Luiza Balbino, o novo fluxo permitirá mais celeridade e comodidade a todas as gestantes.
“A centralização e organização da regulação permite um melhor acompanhamento, organizando os atendimentos com base no tempo e localização das gestantes, otimizando o processo do pré-natal e ampliando a segurança clínica e conforto das futuras mamães”, reforçou.
Fluxo
Pelo novo fluxo, as gestantes de alto risco residentes em Rio Largo, na III e IV Regiões de Saúde, bem como, no VI e VII Distritos Sanitários de Maceió, deverão realizar o pré-natal no Ambulatório do Hospital Universitário (HU), na capital alagoana.
No caso das gestantes de alto risco que residem no III, V e VII Distritos Sanitários, as consultas irão ocorrer no Ambulatório do Hospital da Cidade de Maceió, na capital alagoana.
As gestantes de alto risco residentes na I Região de Saúde, no I, II, IV e VIII Distritos Sanitários de Maceió, além da II, V e VI Regiões de Saúde, deverão ser assistidas no Ambulatório da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), na capital alagoana.
Com relação às gestantes de alto risco residentes em Arapiraca, o pré-natal deve ser feito no Ambulatório do Espaço Nascer e Crescer. Já as gestantes de alto risco que moram nos demais municípios da VII Região de Saúde, bem como, na VIII, IX e X Regiões de Saúde, devem ser atendidas na Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco (Uepnar), conforme descrito na relação que pode ser acessada no link abaixo.
Clique aqui e confira o fluxo para agendamento.
Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, o cuidado com as gestantes alagoanas já se estabeleceu como uma marca da gestão estadual, gerida pelo governador Paulo Dantas.
“Foram feitos investimentos em estrutura, capacitação e quadro de pessoal para assegurar que as gestantes de alto risco recebam um atendimento digno, pautado pelos princípios de humanização. O Governo do Estado, por meio da Sesau, segue assegurando que essa rede de assistência seja cada vez mais eficaz e inclusiva”, frisou o gestor.
Mais lidas
-
1Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
2Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
3Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela