Saúde
Sesau assegura transferência de bebê cardiopata para realizar cirurgia em Recife
Deslocamento do paciente contou com o apoio logístico do Programa Salva Mais e do Departamento Estadual de Aviação

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) garantiu, no sábado (29), a transferência em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Aérea, de um recém-nascido com cardiopatia congênita para o Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Professor Luiz Tavares (Procap), em Recife. O bebê estava internado na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), localizada no bairro do Poço, em Maceió.
Nascido há oito dias, I.L.A.S foi diagnosticado com transposições de Grandes Artérias (TGA) que ocorrem quando a aorta e a artéria pulmonar trocam de lado. É uma doença grave que compromete a circulação sanguínea e impede que o corpo recebe oxigênio suficiente.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressalta a dedicação dos servidores da Sesau para garantir que o bebê tivesse sido transferido. "Para garantir mais esta transferência, nossos profissionais se dedicaram para conseguir a vaga em Recife e articular todo o processo com o Salva Mais e o DEA [Departamento Estadual de Aviação], a quem gostaríamos de agradecer. Todos atuando irmanados pelo bem da população alagoana, conforme determinação do governador Paulo Dantas", frisou o gestor da Saúde estadual
A transferência foi realizada por meio da Central de Regulação de Alta Complexidade (Cerac) da Sesau, com o apoio logístico do Programa Salva Mais e do DEA. Também atuou para a efetivação da ação o Programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), essencial para garantir que pacientes alagoanos tenham acesso a serviços de saúde que não estão disponíveis no Estado.
A assessora da Cerac da Sesau, Vanessa Carneiro, enfatiza a importância de parcerias com outros estados para garantir a continuidade do tratamento dos pacientes. “A regulação dos pacientes cardiopatas é fundamental para que eles possam continuar o tratamento. Alagoas conta com parcerias com outros estados para realizar procedimentos que ainda estão em processo de implementação no Hospital do Coração Alagoano. São cirurgias específicas que salvam vidas e garantem qualidade de vida”, ressaltou.
Volta para Alagoas
Transferido há 17 dias para o Procap, em Recife, um recém-nascido diagnosticado com Tetralogia de Fallot (T4F) voltou a Alagoas neste sábado (29). O pequeno foi encaminhado para o Hospital da Criança, no bairro do Jacintinho, em Maceió, para acompanhamento hospitalar.
Mais lidas
-
1Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
2Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
3Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?