Saúde
Programa Bate Coração salva mais de 200 vidas no Hospital Ib Gatto Falcão em 2024
Através dele, o atendimento dos pacientes é otimizado, reduzindo o tempo-resposta para o diagnóstico

Criado para otimizar o atendimento a pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), reduzindo o tempo-resposta no diagnóstico e tratamento, o Programa Bate Coração salvou no ano passado 205 pacientes internados no Hospital Ib Gatto Falcão.
Iniciativa do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o programa foi implantado em junho de 2024. Para garantir um atendimento ágil e eficiente, os profissionais do Hospital Ib Gatto Falcão utilizam a plataforma Join, um aplicativo de telemedicina que conecta, em tempo real, equipes médicas de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais a cardiologistas especializados.
Essa conexão permite uma rápida tomada de decisões, incluindo a administração de trombolítico, medicamento utilizado para dissolver coágulos, quando necessário, estabilizando o paciente e encaminhando-o para unidades especializadas.
De acordo com a coordenadora médica do Hospital Ib Gatto Falcão, Ariadna Reis, o programa tem sido essencial na identificação precoce do infarto, prevenindo riscos de morte e sequelas. “O Bate Coração foi desenvolvido para salvar vidas. Desde a sua implantação, conseguimos reduzir significativamente as sequelas e salvar várias vidas. Nossa equipe está preparada e conta com profissionais extremamente competentes para atender quem chega à nossa unidade”, destacou.
O Programa
Desde seu lançamento, o Bate Coração já foi implantado em 28 unidades de saúde e tem apresentado resultados expressivos, reduzindo as sequelas e o número de óbitos por infarto. A central, localizada no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, disponibiliza profissionais 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo um atendimento rápido e eficiente. Em caso de diagnóstico positivo, as condutas clínicas são imediatamente repassadas à equipe local, assegurando a melhor abordagem terapêutica e prevenindo complicações.
Segundo a coordenadora de enfermagem do Hospital Ib Gatto Falcão, Eneida Cristina, a plataforma Join utiliza inteligência artificial para monitorar sinais vitais de pacientes com risco de deterioração clínica e parada cardiorrespiratória. Ao identificar um risco iminente, o sistema emite um alerta imediato para a equipe médica via smartphone, tablet ou desktop, permitindo uma intervenção precoce e aumentando as chances de recuperação.
“O Programa Bate Coração é um marco para o Estado de Alagoas e para o município de Rio Largo. A plataforma Join revolucionou o sistema hospitalar, permitindo um diagnóstico rápido e prevenindo óbitos e sequelas graves”, ressaltou Eneida Cristina.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas