Saúde

Autismo: famílias reclamam de plano de saúde

Denúncia é que operadora impôs que tratamento de usuários aconteça exclusivamente nos Espaços TEU

Por Valdete Calheiros - colaboradora / Tribuna Independente 10/09/2024 08h29
Autismo: famílias reclamam de plano de saúde
Luvecy Gomes de Souza Filho denuncia interrupção do tratamento do filho por parte da Unimed - Foto: Acervo Pessoal

Familiares de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão travando uma batalha para garantir a continuidade do tratamento as suas crianças e adolescentes por parte do plano de saúde Unimed.

Conforme a reclamação dos responsáveis pelos pacientes, a operadora de saúde impôs que os usuários sejam atendidos exclusivamente no Espaço TEU (Terapias Especiais Unimed), não podendo mais serem atendidos nos seus médicos e/ou clínicas onde faziam terapias e eram atendidos há meses ou anos, dependendo de cada caso.

As famílias denunciam que essa mudança impõe o afastamento dos profissionais de clínicas onde as crianças estão acostumadas a frequentar os tratamentos que já fazem, colocando em risco o bem-estar e a saúde deles.

De acordo com os familiares, a alteração objetiva, unicamente, a redução dos custos operacionais da Unimed, aumentando os lucros das operadoras à custa da qualidade do tratamento oferecido às crianças.

O servidor público Luvecy Gomes de Souza Filho é uma das pessoas que está preocupada com a continuidade e êxito do tratamento do seu filho caçula, o pequeno Bento, de cinco anos de idade.

“Cada dia que meu filho fica sem as terapias necessárias é um dia de regressão de um longo trabalho iniciado há pelo menos 18 meses. É inadmissível interromper um tratamento sem um prévio aviso sequer. Fomos pegos de surpresa”, reclamou.

Na avaliação de Luvecy Gomes de Souza Filho, o paciente de TEA precisa progredir dia a dia e não regredir. “A janela da aprendizagem não pode ser fechada de forma arbitrária. Bento era acompanhado por psicólogos, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, pedagogo, entre outros”, afirmou.

Unimed concentrou atendimentos nos Espaços TEU, em três bairros, e em rede de 18 clínicas credenciadas (Foto: Assessoria)

Unimed diz que denúncias feitas são improcedentes

A Unimed afirmou ser improcedente a afirmação de que o atendimento está concentrado no Espaço TEU. A operadora garantiu que além das unidades Espaço TEU, localizadas no Farol, Barro Duro e Jatiúca, os beneficiários Unimed Maceió dispõem de uma rede de 18 clínicas credenciadas.

“Reforçamos que o Espaço TEU foi criado para atender a alta demanda de clientes que precisam de tratamento especializado, suprindo a eventual falta de vagas na rede credenciada. Os pais das crianças que estão sendo atendidas em clínicas particulares, ou seja, que não são credenciadas à Unimed e entram nas categorias de reembolso e/ou antecipação de nota, foram convidados para conhecer a nossa Linha de Cuidado, destinada a acolher, avaliar e acompanhar toda evolução dos pacientes portadores de transtornos do neurodesenvolvimento, visando atender às necessidades específicas desses beneficiários”, detalhou a Unimed.

Segundo a operadora, o objetivo é demonstrar fluxos assistenciais com planejamentos terapêuticos seguros para os beneficiários, estabelecendo o “percurso assistencial” ideal dos beneficiários em investigação ou com diagnósticos já estabelecidos, de acordo com suas necessidades.