Saúde

Ação alerta sobre as doenças reumáticas

Atividades serão realizadas no domingo (1/9), na rua aberta na orla da Ponta Verde

Por Valdete Calheiros – colaboradora / Tribuna Independente 31/08/2024 12h05 - Atualizado em 31/08/2024 12h09
Ação alerta sobre as doenças reumáticas
Médico Georges Basile Christopoulos: dor lombar é a mais comum - Foto: Itawi Albuquerque / Assessoria - Arquivo

A presidente da Sociedade Alagoana de Reumatologia, médica Aparecida Madeiro, informou na sexta-feira (30) que 15 milhões de pessoas no Brasil são acometidas por alguma doença reumatológica. Pensando nesse número, a entidade realizará, em toda as capitais, a Ação Reumática, neste domingo, dia 1 de setembro.

Em Maceió, a ação será realizada na rua aberta, das 7h30 às 12h30. A atividade, organizada, pela Sociedade Alagoana de Reumatologia, contará com esclarecimentos à população, aulão de zumba e caminhada com concentração na Praia de Sete Coqueiros até o Marco dos Corais. O evento é gratuito e aberto ao público.

A médica reumatologista Aparecida Madeiro lembrou que os medicamentos evoluíram muito nos últimos 20 anos o que ajudou a mudar a vida, por exemplo, de um portador de artrite reumatoide. “Antes estava fadado a conviver com a doença e, de forma precoce, com as deformidades. Hoje, a qualidade de vida vem com o diagnóstico precoce e tratamento correto. Algumas medicações têm custo elevado, mas são disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, acrescentou.

A presidente da Sociedade Alagoana de Reumatologia disse ainda que, há muito tempo, os problemas reumáticos foram dissociados à idade avançada.

“A lombalgia é causada pela má postura adotada durante o uso excessivo de celular. Esse problema acomete crianças, adultos e idosos”, concluiu.

O médico reumatologista Georges Basile Christopoulos explicou que a dor lombar é a mais prevalente das queixas em consultórios de reumatologistas. “Quase todos terão em algum momento na vida”.

Ele explicou que as dores de coluna referentes à reumatologia são aquelas que duram muito tempo, meses. Embora a maioria das doenças reumáticas sejam de origem genética, a prática de exercícios físicos regulares pode diminuir os danos.

“Em ordem de acometimento de pacientes, a segunda queixa mais prevalente são as artroses, que podem acometer qualquer junta”, acrescentou.