Saúde

Cresce a preocupação com a saúde mental dos estudantes

Educação socioemocional é uma das metodologias que visa a diminuição de quadros de adoecimento psíquico

Por Assessoria 13/07/2024 21h05
Cresce a preocupação com a saúde mental dos estudantes
Sala de aula - Foto: Ilustração

Ultimamente tem crescido a preocupação em relação à saúde mental dos alunos. São muitos os casos relatados de crises de ansiedade e de pânico dentro do ambiente escolar, inclusive de forma coletiva. Muitos educadores vêm relatando preocupação crescente com a saúde mental dos estudantes dada a frequência com que vêm observando casos de depressão, ansiedade e agressividade no ambiente escolar.

No pós-pandemia, sete em cada 10 alunos relatam sintomas de ansiedade ou depressão, segundo estudo. A pesquisa também indicou que 5,7% dos estudantes relatam presenciar violência psicológica com muita frequência e outros 3,8% afirmam presenciar violência física em casa com muita frequência, o que pode contribuir com o aumento das estatísticas. Assim, muitos alunos trazem questões de casa para a escola, dificultando seu aprendizado e desenvolvimento.

No entanto, antes da pandemia, essa já era uma questão importante e que vinha sendo tratada, com um aumento da ansiedade, depressão e burnout.

A dificuldade em controlar as emoções pode ser minimizada com trabalhos específicos dentro da escola, com destaque para a utilização da educação socioemocional. Essa é uma realidade já presente nas escolas públicas de Alagoas, que agora contam com o programa Coração de Estudante, visando a melhora desses índices.

O desenvolvimento socioemocional é a capacidade de gerenciar as próprias emoções de modo a desenvolver o autoconhecimento, a empatia e as boas relações interpessoais.

A Hug Education, empresa especializada em educação socioemocional, é a responsável pelo programa Coração de Estudante, lançado no mês de março, que visa oferecer suporte psicossocial e promover a saúde mental dos alunos. Através de materiais didáticos voltados para cada faixa etária, a empresa irá abordar as temáticas diretamente com os alunos para aplicar o conhecimento teórico na prática.