Saúde

Secretaria de Saúde de Maceió monitora estratégias de vacinação a partir desta terça (25)

Iniciativa proposta pelo Ministério da Saúde busca avaliar situação vacinal contra a poliomielite e sarampo das crianças menores de cinco anos

Por Ana Cecília da Silva / Ascom SMS 25/06/2024 19h11 - Atualizado em 26/06/2024 00h02
Secretaria de Saúde de Maceió monitora estratégias de vacinação a partir desta terça (25)
Em visita casa a casa, Saúde vai checar cartões de vacinação das crianças - Foto: Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió, por meio de ação integrada entre Coordenação Técnica de Imunização, Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária, promove a partir desta terça-feira (25) o Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV). Trata-se de uma ação proposta pelo Ministério da Saúde e tem o objetivo de avaliar a situação vacinal contra a poliomielite e o sarampo das crianças menores de cinco anos de idade.

A mobilização ocorre por meio de visita casa a casa para verificação do cartão ou caderneta de vacinação do público-alvo, possibilitando identificar áreas onde há concentração de não vacinados. Para compor a amostra dos domicílios a serem visitados, foram selecionadas algumas ruas de diferentes bairros de Maceió.

“Esta ação é de extrema importância pois permite mapear áreas com baixa cobertura vacinal e desenvolver estratégias que possibilitem ao município atingir as metas vacinais preconizadas, trazendo resultados positivos e protegendo a população contra essas doenças preveníveis pelas vacinas”, explicou a coordenadora Técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.

De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura preconizada de vacinação para poliomielite e sarampo é de 95%, e a Rede Nacional de Dados em Saúde mostra que de janeiro a junho deste ano a cobertura contra a poliomielite em Maceió é de 79,79% para a vacina inativada (VIP) e 89,07% para a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

“Além de fortalecer as ações de vacinação, é preciso conscientizar a população sobre a importância de retomar a rotina da vacinação. No momento dessas visitas casa a casa as equipes de vacinação farão a avaliação do cartão da criança e em caso de atraso das vacinas contra a poliomielite e o sarampo será realizada atualização”, finalizou Eunice Amorim, coordenadora técnica de Imunização de Maceió.