Saúde

Dia da Imunização: Secretaria de Saúde destaca importância da vacinação na sociedade

Data tem o objetivo de lembrar à população a importância das vacinas na proteção de doenças imunopreviníveis

Por Marília Ferreira / Ascom SMS 09/06/2024 10h22 - Atualizado em 09/06/2024 12h28
Dia da Imunização: Secretaria de Saúde destaca importância da vacinação na sociedade
Vacinação - Foto: Ascom SMS

Neste domingo (9), a Secretaria Municipal de Saúde comemora o Dia da Imunização e chama atenção da sociedade sobre a importância da vacinação para uma saúde plena. Reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população, a vacinação é fundamental para fortalecer o sistema imunológico e reduzir a disseminação de infecções na comunidade.

A política de vacinação é responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Estabelecido em 1973, o PNI desempenha um papel fundamental na promoção da saúde da população brasileira. Por meio do programa, o governo federal disponibiliza, gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), vacinas de rotina, que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, e outros imunizantes como as vacinas contra Covid-19, Influenza e Dengue.

Para o médico infectologista do Município, Renee Oliveira, a vacina é uma criação humana fundamental para evitar mortes e manter o controle de diversas doenças, e até mesmo a eliminação destas.

“A vacina foi uma das principais invenções da humanidade, é algo que não podemos questionar. A vacina evita a morte de 3 a 4 milhões de pessoas todos os anos, segundo a Organização Mundial da Saúde. A vacina tem como principal função a proteção imunológica, gerar imunidade na população de uma forma mais ampla. Com isso, ela contribui diretamente para o controle e eliminação de muitas doenças provocadas por vírus e bactérias”, afirma.

“Uma estratégia comunitária”

Para que o efeito da vacinação seja cumprido, é necessário que toda a sociedade esteja engajada em manter as vacinas em dia para que possa se proteger contra vírus e bactérias. Isso é o que também destaca Renee Oliveira, ao reforçar que a vacinação trata-se de uma estratégia comunitária.

“A vacinação é uma estratégia comunitária. Não adianta uma pessoa isoladamente se vacinar, nós precisamos que toda a comunidade seja vacinada. Quem não se vacina, deixa de se proteger e acaba colocando em risco a saúde dos seus familiares e de pessoas próximas. E isso também pode provocar um aumento na circulação desses vírus e bactérias que queremos combater”, acrescenta.

“Cabe a nossa sociedade prestar atenção e levar em consideração a importância que tem as vacinas para a proteção da saúde do nosso povo, não podemos deixar de valorizar e de levar nossos filhos para se vacinarem”, finaliza o infectologista.

Vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação:

1. BCG

2. Hepatite B

3. Penta

4. Pólio inativada

5. Pólio oral

6. Rotavírus

7. Pneumo 10

8. Meningo C

9. Febre amarela

10. Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)

11. Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)

12. DTP

13. Hepatite A

14. Varicela

15. Difteria e tétano adulto (dT)

16. Meningocócica ACWY

17. HPV quadrivalente

18. dTpa

19. Covid-19

20. Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23) - só para idosos acamados mediante solicitação.

Além das 20 que protegem o indivíduo em todos ciclos de vida, desde o nascimento, os maceioenses também contam com as vacinas contra a gripe (Influenza), dengue (Qdenga) e Antirrábica Humana.

Locais de vacinação em Maceió

As vacinas são administradas de segunda a sexta-feira em todas as salas de imunização das Unidades de Saúde de Maceió, além dos pontos fixos de vacinação como o Maceió Shopping (segunda a sábado - 9h às 21h), Pátio Shopping (de segunda a sábado, das 13h às 21h / domingo, 12h às 19h), no Centro de Atendimento ao Turista (CAT Praia) - todos os dias - 14h às 21h e Saúde da Gente (segunda a sábado - 8h às 20h).

A vacina Antirrábica Humana, BCG e Covid-19 estão disponíveis apenas em Unidades de Referência em Saúde do Município.

Cadastro de idosos acamados

Para cadastro de vacinação de idosos acamados, os responsáveis podem entrar em contato para que a equipe faça a vacinação na residência.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;

Telefone: (82) 3312-5589;

E-mail: [email protected]