Saúde

Dengue: cresce venda de repelentes

Diretora do Conselho Regional de Farmácia em Alagoas oferece orientações à população ao falar no programa TH Entrevista

Por Thayanne Magalhães - repórter / com assessoria 08/05/2024 08h13
Dengue: cresce venda de repelentes
Flávia Dabbur, diretora do CRF/AL, destaca cuidados na hora de realizar compra de repelentes - Foto: Edilson Omena

Com um aumento de 53% nos casos de dengue em Alagoas, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), a preocupação com a proteção contra mosquitos transmissores cresce exponencialmente. Nesse contexto, a venda de repelentes registrou um notável crescimento, com a maior rede de drogarias do Brasil reportando um aumento de 450% nas vendas de novembro de 2023 a janeiro de 2024.

Para garantir a eficácia e segurança na escolha dos repelentes, a diretora secretária do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL), Flavia Dabbur, concedeu uma entrevista ao TH Entrevista, oferecendo diretrizes fundamentais.

Dabbur destaca a importância de optar por produtos contendo ativos recomendados pela Anvisa, como icaritina, DEET (N-N-dietilmetatoluamida) e IR3535, reconhecidos por sua eficácia e segurança no uso tópico.

Além disso, Flavia ressalta a necessidade de atenção aos rótulos dos produtos, onde está indicada a duração da proteção oferecida, podendo chegar até seis horas, dependendo da concentração do ativo. A diretora secretária também enfatiza a importância de adquirir esses produtos em estabelecimentos confiáveis, como farmácias e supermercados, e de seguir corretamente as instruções de aplicação, seja por meio de sprays ou emulsões, garantindo uma proteção eficaz, especialmente para gestantes e mães de bebês.

No momento da compra, é crucial observar o tempo de repelência indicado no rótulo, bem como seguir as orientações de aplicação, como a evitar o contato com o rosto ao usar sprays e tomar cuidado especial ao aplicar emulsões.

Com essas medidas, a população pode se proteger de maneira eficaz contra os mosquitos transmissores da dengue e outras doenças.

Alagoas acendeu o sinal de alerta para o aumento no número de casos de dengue. O crescimento gira em torno de 53%, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A Secretaria conclama os alagoanos a se unirem contra a dengue. Os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor são imprescindíveis para barra o avanço da doença no Estado.

Aplicação

Spray- eles podem ser aplicados por cima da roupa e evitando a região do rosto.

Emulsão – pode ser usado em todo o corpo, tomando cuidado com o rosto.

Para assistir a entrevista completa, é só acessar o portal Tribuna Hoje no YouTube ou tribunahoje.com .

;list=PL8PQv4iI7gD2qTjbT-CJBD1-QZXYmSVO8&index=1