Saúde
MP/AL pede que Hospital Chama retorne com serviços de cardiologia
![MP/AL pede que Hospital Chama retorne com serviços de cardiologia](http://img.tribunahoje.com/zJpOSyVBanloHDsNSJtotjjz5G4=/840x520/smart/s3.tribunahoje.com/uploads/imagens/hospital-chama-divulgacao.webp)
Nesta segunda-feira (11), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) ajuizou ação civil pública com tutela de urgência para que o Hospital Chama, em Arapiraca, restabeleça imediatamente os serviços de cardiologia aos usuários do SUS por, no mínimo, seis meses, até que o atendimento seja realocado para outra unidade de saúde, se for o caso.
Na ação, o MPAL pede ainda que o Estado de Alagoas assuma imediatamente todas as intercorrências de cardiologia da 2ª Macrorregião de Saúde enquanto o Hospital Chama não reestabelece o serviço ou enquanto ele não for realocado para outra unidade hospitalar.
O MPAL ressaltou que não existe em Arapiraca ou em outro município da referida macrorregião de saúde instituição que possa acolher os pacientes que deixarão de ser atendidos pelo Chama, ou seja, mais de meio milhão de usuários ficarão desassistidos de atendimento de cardiologia.
A ação prevê multa diária de R$ 30 mil em caso de descumprimento.
Justificativa
De acordo com o Hospital Chama, o serviço teria sido suspenso pela insuficiência de recursos financeiros, inviabilizando a realização de procedimentos e atendimentos e o pagamento dos profissionais.
A ACP é assinada pelos promotores de Justiça Viviane Karla Farias e Cláudio Teles.
Mais lidas
-
1Thriller psicológico
Pisque Duas Vezes: Final Explicado! O que realmente acontecia na ilha?
-
2Pré-eclâmpsia
Estado de saúde de Lexa se agrava e parto deve acontecer a qualquer momento
-
3Música
Show do Coldplay no Brasil em 2025 já tem data confirmada e será no Mangueirão, em Belém
-
4Ato obsceno
Casal é flagrado fazendo sexo em praça pública em plena luz do dia em Palmeira dos Índios
-
5Dano moral
Após saldo 'bilionário' negativo, mulher vai buscar indenização