Saúde

Hospital da Cidade inova no tratamento da hipertensão em Alagoas

Procedimento cardíaco de alta tecnologia e complexidade interrompe sinais nervosos que contribuem para a elevação da pressão arterial do paciente

Por Secom Maceió 06/03/2024 19h04 - Atualizado em 06/03/2024 23h10
Hospital da Cidade inova no tratamento da hipertensão em Alagoas
Pacientes do Hospital da Cidade têm acesso a procedimentos de alta tecnologia - Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

O Hospital da Cidade de Maceió (HC) segue realizando procedimentos cardíacos de alta complexidade em Alagoas. Por ser a unidade mais moderna nesse tipo de tratamento, o HC é protagonista no estado, realizando o procedimento de denervação renal com novos cateteres da mais alta tecnologia disponíveis na atualidade. A cirurgia consiste em interromper sinais nervosos que contribuem para a elevação da pressão arterial do paciente.

O procedimento é realizado no HC pelos médicos intervencionistas, Rafael César Cavalcanti e Clênio Jaques. De acordo com coordenador do serviço de hemodinâmica do Hospital da Cidade, o cardiologista Rafael César Cavalcanti, a denervação renal é uma revolução no tratamento da hipertensão arterial refratária.

"Temos uma equipe altamente especializada e compromissada com a qualidade em procedimentos cirúrgicos. Este procedimento é inovador e está trazendo resultados impressionantes. E o mais importante, qualidade de vida aos nossos pacientes", destacou o médico Rafael César Cavalcanti.

Para o médico Clênio Jaques, a denervação renal, não apenas oferece uma nova esperança para pacientes que lutam contra a hipertensão arterial resistente, mas também representa um marco significativo no campo da cardiologia intervencionista em Alagoas.

"Com excelentes resultados e uma equipe de especialistas, a denervação renal está redefinindo os padrões de cuidados para pacientes com hipertensão arterial refratária", afirmou o Dr. Clênio Jaques.

Técnica de denervação renal interrompe sinais nervosos para controlar hipertensão em pacientes cardíacos (Foto: Cortesia)

O Hospital da Cidade de Maceió é o primeiro hospital público da história da Prefeitura de Maceió a oferecer tratamentos cardíacos de alta complexidade. Desde outubro de 2023, o complexo de saúde vem atendendo a população maceioense com a realização de exames, internamentos e cirurgias eletivas.