Saúde

UPAs Benedito Bentes e Trapiche da Barra ofertaram mais de 192 mil atendimentos, em 2023

Acreditações ONA 2 e Qmentum International confirmam a qualidade e excelência das unidades; ambulâncias para o transporte de pacientes é entregue

Por Assessoria Isac 22/02/2024 16h21
UPAs Benedito Bentes e Trapiche da Barra ofertaram mais de 192 mil atendimentos, em 2023
UPA Trapiche da Barra - Foto: Divulgação/Isac

Em todo o Brasil, desde a implantação do programa UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, em 2002, existem 1.274 em funcionamento. Dessas, apenas sete UPAs fazem parte do seleto grupo reconhecido em âmbito nacional pela qualidade e segurança. E duas delas estão em Maceió (AL) e pertencem à rede municipal de saúde.

Em 2023, UPA Benedito Bentes e UPA Trapiche da Barra se tornaram exemplos de que é possível unidades de saúde pública municipal se tornarem referência nacional e também internacionalmente.

Juntas, ofertaram 192.236 atendimentos, entre Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia, Odontologia e Serviço Social, e realizaram 174.843 Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), que concentram os exames laboratoriais, de raio-x, eletrocardiogramas, entre outros diagnósticos e exames complementares.

Contudo, os grandes destaques durante o ano foram a conquista do selo de acreditação ONA 2 - Acreditado Pleno e o selo de acreditação Diamond da Qmentum International, pela UPA Benedito Bentes, e a manutenção do mesmo selo de acreditação ONA 2 - Acreditado Pleno e a também conquista do selo de acreditação Diamond da Qmentum International, pela UPA Trapiche da Barra.

Agora, as duas UPAs alagoanas estão entre as unidades de saúde acreditadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e entre as poucas do Brasil reconhecidas pela excelência em Rede de Atenção à Saúde pela Qmentum International, cujo modelo de avaliação é aplicado em mais de 40 países e avalia a governança corporativa, a prestação de serviço e todo o funcionamento da rede.

Outra novidade é que, além das reformas e melhorias implementadas, assim como os investimentos em capacitação profissional continuada, como cursos, palestras e treinamentos, as unidades passam a contar com duas ambulâncias, uma para cada UPA, destinada ao transporte de pacientes, e que já estão em funcionamento.

Sob nova gestão, unidades Isac realizam 1,57 milhão de atendimentos


Fundado em 2011 como associação civil e com sede em Brasília (DF), o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania é a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

Em 2023, sua gestão esteve presente em 13 unidades de saúde, oferecendo serviços de qualidade e atendimento humanizado para centenas de milhares de usuários do SUS – Sistema Único de Saúde, e, no dia 31 de maio, apresentou Antônio Carlos Drummond Filho, economista e gestor de Relações Institucionais e Governamentais, como novo presidente para o quadriênio 2023-2027.

Com atuação nos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Tocantins e Piauí, mais o Distrito Federal, foram realizados um total de 1.576.513 atendimentos e consultas médicas e multidisciplinares, que envolvem assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

O número representa um crescimento de 86,49% em comparação com 2022, que registrou 845.357 atendimentos nas unidades sob gestão compartilhada do ISAC em todo o país, entre hospitais, ambulatórios, espaço de saúde e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Além disso, as unidades de saúde somaram mais de 1,1 milhão de SADT, um aumento de aproximadamente 20,92% em comparação com 2022, que encerrou com 916.288 SADT realizados.

Sobre a UPA Benedito Bentes


A UPA Benedito Bentes tem gestão compartilhada com o Instituto Saúde e Cidadania através de contrato de gestão com a Prefeitura de Maceió (AL). Sua operacionalidade constitui-se de 19 leitos e capacidade para atender até 350 pacientes por dia, prestando Serviços de Qualidade na Segurança do Paciente, com acolhimento e triagem por Classificação de Risco baseada na metodologia Protocolo de Manchester. As especialidades para atendimento são: Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e Odontologia. Dispõe de sala de Aplicação de Medicamentos; sala de observação Pediátrica, Adulto e Urgência Clínica; e SADT (Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico) em raio-x, Laboratório e ECG. É certificada como nível 2 – Acreditado Pleno pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), reconhecida pela implantação do projeto Lean nas Emergências e possui o selo Acreditado Diamante da Qmentum International.

Sobre a UPA Trapiche da Barra


A UPA Trapiche da Barra é custeada pela Prefeitura de Maceió (AL) e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 16 leitos e capacidade para atender até 350 pacientes por dia, com serviços de urgência clínica, ortopédica, pediátrica e odontológica. É certificada como nível 2 – Acreditado Pleno pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), reconhecida pela implantação do projeto Lean nas Emergências e possui o selo Acreditado Diamante da Qmentum International.

Sobre o Isac


O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.