Saúde

Obras do Hospital Regional do Médio Sertão devem ser concluídas em julho, diz secretário

Unidade hospitalar localizada em Palmeira dos Índios beneficiará mais de 150 mil habitantes de oito municípios da 8ª Região de Saúde

Por Ruana Padilha / Ascom Sesau 20/02/2024 18h20 - Atualizado em 20/02/2024 18h24
Obras do Hospital Regional do Médio Sertão devem ser concluídas em julho, diz secretário
Hospital possuirá um centro integrado para realização de exames de diagnóstico e consultas - Foto: Marco Antônio / Ascom Sesau

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, visitou nesta terça-feira (20) as obras do Hospital Regional do Médio Sertão (HRMS). A unidade hospitalar beneficiará 158 mil habitantes dos municípios de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão e Tanque D’Arca, além de Palmeira dos Índios, onde está sendo erguida. O secretário estava acompanhado na visita do secretário executivo de Regulação e Gestão, Igor Montteiro, e do secretário executivo de Gestão Interna, Éder Correia.

Dividido em dois pavimentos, o hospital contará com 123 leitos, divididos nas áreas de clínica médica, pediatria, maternidade, urgência e emergência na porta de entrada, UTI adulto e UTIs pediátrica e cirúrgica. A unidade também possuirá um centro integrado para realização de exames de diagnóstico e consultas, atendendo à demanda da região do Médio Sertão, evitando o deslocamento para os hospitais da capital e de Arapiraca.

“Estamos aqui acompanhando de perto as obras para que possamos cumprir o prazo de entrega, que é dia 31 de julho. A construção está indo em um ritmo acelerado, e vamos ter, como sempre diz nosso governador, mais saúde e mais cuidado com as pessoas que mais precisam. Essa região dará um salto muito grande na saúde, na assistência e nos cuidados de especialidades, pois teremos o hospital e o Centro de Referência ao lado, atendendo as especialidades e as patologias eletivas”, enfatizou o secretário Gustavo Pontes de Miranda.

O arquiteto responsável pela construção, André Filho, explicou que as obras estão avançadas e a equipe empenhada em cumprir os prazos para entrega do equipamento de saúde. “Atualmente contamos com 180 trabalhadores atuando durante todo dia para dar prosseguimento na construção do hospital. Hoje, a unidade está com 80% da primeira fase da obra concluída e já iniciaremos a segunda fase no início de março, concluindo totalmente em julho”, salientou.

O secretário executivo de Regulação e Gestão, Igor Montteiro, enfatizou que após a entrega da unidade hospitalar, a região do Médio Sertão dará um salto de qualidade na saúde. “Com o Hospital Regional do Médio Sertão, o estado ganhará novos leitos para oferecer a toda 8° Região de Saúde e demais municípios circunvizinhos assistência ainda mais qualificada. É o Governo do Estado fazendo mais e chegando mais perto das pessoas que mais precisam. É trabalho e coração para cuidar das pessoas!”, disse.

Já o secretário executivo de Gestão Interna, Éder Correia, destacou que o Governo de Alagoas já providenciou todos os equipamentos que serão utilizados no hospital. “Estamos muito satisfeitos de ver a obra a todo vapor. Conferimos as instalações para dizer à população que o Estado já está providenciando todos os equipamentos, como tomógrafos, raios-x e toda essa parte de exames de imagens. Portanto, o hospital vai ficar 100% equipado para atender essa região. Estamos muito felizes na visita e estaremos aqui constantemente acompanhando, seguindo a determinação do governador Paulo Dantas, fazendo com que Alagoas avance ainda mais na saúde, otimizando os recursos e melhorando a capacidade de atendimento”, enfatizou. Expectativa

Durante a visita a unidade hospitalar, o prefeito da cidade de Palmeira dos Índios, Júlio Cézar da Silva, ressaltou a importância do hospital para a região. “Quantas mães, pais e crianças faleceram a caminho de Maceió tentando encontrar atendimento e nem sempre conseguiam? Sempre foi nosso sonho ter esse hospital pronto, funcionando, de portas abertas para a nossa população, pois o nosso povo precisa de uma porta aberta do SUS [Sistema Único de Saúde], uma porta aberta sem ter que pagar nada para ser atendido”, disse.

Júlio Cézar da Silva agradeceu a gestão do governador Paulo Dantas e destacou que a unidade marcará a história da saúde do Médio Sertão alagoano. “Quero agradecer muito, em nome do povo de Palmeira dos Índios, ao governador Paulo Dantas e ao secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, em acelerar essa obra e entregar dentro do prazo definido pelo Estado. Obrigado, por esse presente que o Estado irá dar para o povo no mês de julho. Agora nós iremos ter um hospital para chamar de nosso, para nossa região, para o nosso povo”, comemorou o gestor palmeirense.