Saúde

Alagoas sob risco de falta de sangue nas festividades

Hemoal está com menos da metade do estoque de sangue esperado para o período carnavalesco

Por Tribuna Independente 07/02/2024 08h20
Alagoas sob risco de falta de sangue nas festividades
Hemoal faz campanha junto a parceiros para conseguir doadores - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está com menos da metade do estoque de sangue esperado para o período carnavalesco. Segundo o órgão, as unidades de Maceió e Arapiraca precisam de 400 e 300 bolsas de sangue e contam apenas com 147 e 115 bolsas, respectivamente.

Para atender a demanda durante o Carnaval, que é quando os estoques ficam mais baixos devido à maior demanda de pacientes, causada por acidentes, as unidades de Maceió funcionarão em horário especial.

No sábado de Zé Pereira, os Postos de Coleta do Trapiche e da Cidade Universitária, anexo ao Hospital Metropolitano, irão funcionar das 7h30 às 17h. Na segunda, terça e na Quarta-Feira de Cinzas, o órgão também vai funcionar das 7h30 às 17h. Já na unidade de Arapiraca, o Hemoal irá funcionar de segunda a sexta das 07h30 às 12h e das 13h às 17h. Já no sábado o horário irá até às 16h.

Atualmente, os tipos sanguíneos que estão com o estoque crítico na capital são A+, B+, AB+, A-, O-. Já em Arapiraca, os tipos sanguíneos mais críticos são o A+, B+ e 0-.

Para conseguir doadores, o Hemoal tem feito uma mobilização junto aos parceiros (igrejas, associações, ONGs, órgãos públicos, escolas e universidades) para que se mobilizem e doem sangue.

Como doar

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original.

O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, nos últimos dez anos, hepatite. Ao comparecer ao Hemoal, é necessário estar bem alimentado, mas não pode ter ingerido comidas gordurosas.

Não é permitida a doação para gestantes e lactantes, e para os doadores que irão repetir o procedimento, é estipulado um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Mas se o candidato tiver colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano.