Saúde

Farmacêutica orienta sobre o uso do “kit ressaca” durante o carnaval

Conforme especialista, Código do Consumidor proíbe venda casada de produtos

Por Tribuna Hoje 07/02/2024 08h10 - Atualizado em 07/02/2024 15h45
Farmacêutica orienta sobre o uso do “kit ressaca” durante o carnaval
Farmacêutica Naianny Nascimento dá dicas para quem se exceder no álcool nos festejos carnavalescos - Foto: Edilson Omena

Na semana que antecede o carnaval, as farmácias oferecem o famoso “kit ressaca”, que é uma combinação de medicamentos e substâncias que muitas pessoas utilizam para aliviar os sintomas do excesso de ingestão de álcool. Normalmente, as embalagens contêm medicamentos hepatoprotetores, antiácidos, antieméticos e analgésicos.

O TH Entrevista dessa semana, recebeu a farmacêutica Naianny Nascimento, que explicou que essa prática está em desacordo com as normas regulatórias vigentes, uma vez que a Anvisa proíbe a comercialização de kits não registrados, que reúnam diferentes tipos de medicamentos pois não há comprovação de segurança no uso dessas combinações.

Naianny reforça que, o uso simultâneo desses medicamentos depois do consumo de bebidas alcoólicas pode acarretar aumento de efeitos colaterais, expondo a população a complicações como hemorragias gastrointestinais, irritação da mucosa do estômago e náuseas.

“O conhecido “Kit Ressaca” tem alta comercialização em drogarias por todo o país, principalmente, em períodos festivos como o carnaval. Embora muitos desses medicamentos sejam conhecidos como uma solução contra a ressaca, é importante lembrar que na própria bula deles há contraindicação da associação com bebidas alcoólicas. O próprio fabricante do medicamento que traz o slogan: um antes e um depois, por exemplo, desaconselha esse tipo de uso relatando o alto risco de sangramento intestinal, sonolência excessiva e problemas hepáticos”, explica a farmacêutica.

O Código de Defesa do Consumidor também proíbe a venda casada de produtos. “Como farmacêuticos nós devemos estar atentos a essa prática porque o uso racional de medicamentos é uma das premissas da nossa profissão, nós precisamos garantir a segurança e a efetividade terapêutica”, continua.

A dica da farmacêutica é hidratar-se durante o consumo da bebida alcoólica para evitar a ressaca. Para assistir a entrevista completa, você pode acessar o canal Portal Tribuna no YouTube ou o site tribunahoje.com .