Saúde
Farmacêutica orienta sobre o uso do “kit ressaca” durante o carnaval
Conforme especialista, Código do Consumidor proíbe venda casada de produtos
![Farmacêutica orienta sobre o uso do “kit ressaca” durante o carnaval](http://img.tribunahoje.com/XoJ97stnxl4R75jP0y--O2hHFqY=/840x520/smart/s3.tribunahoje.com/uploads/imagens/th-naianny-nascimento-farmaceutica-eo21.jpg)
Na semana que antecede o carnaval, as farmácias oferecem o famoso “kit ressaca”, que é uma combinação de medicamentos e substâncias que muitas pessoas utilizam para aliviar os sintomas do excesso de ingestão de álcool. Normalmente, as embalagens contêm medicamentos hepatoprotetores, antiácidos, antieméticos e analgésicos.
O TH Entrevista dessa semana, recebeu a farmacêutica Naianny Nascimento, que explicou que essa prática está em desacordo com as normas regulatórias vigentes, uma vez que a Anvisa proíbe a comercialização de kits não registrados, que reúnam diferentes tipos de medicamentos pois não há comprovação de segurança no uso dessas combinações.
Naianny reforça que, o uso simultâneo desses medicamentos depois do consumo de bebidas alcoólicas pode acarretar aumento de efeitos colaterais, expondo a população a complicações como hemorragias gastrointestinais, irritação da mucosa do estômago e náuseas.
“O conhecido “Kit Ressaca” tem alta comercialização em drogarias por todo o país, principalmente, em períodos festivos como o carnaval. Embora muitos desses medicamentos sejam conhecidos como uma solução contra a ressaca, é importante lembrar que na própria bula deles há contraindicação da associação com bebidas alcoólicas. O próprio fabricante do medicamento que traz o slogan: um antes e um depois, por exemplo, desaconselha esse tipo de uso relatando o alto risco de sangramento intestinal, sonolência excessiva e problemas hepáticos”, explica a farmacêutica.
O Código de Defesa do Consumidor também proíbe a venda casada de produtos. “Como farmacêuticos nós devemos estar atentos a essa prática porque o uso racional de medicamentos é uma das premissas da nossa profissão, nós precisamos garantir a segurança e a efetividade terapêutica”, continua.
A dica da farmacêutica é hidratar-se durante o consumo da bebida alcoólica para evitar a ressaca. Para assistir a entrevista completa, você pode acessar o canal Portal Tribuna no YouTube ou o site tribunahoje.com .
Mais lidas
-
1Thriller psicológico
Pisque Duas Vezes: Final Explicado! O que realmente acontecia na ilha?
-
2Pré-eclâmpsia
Estado de saúde de Lexa se agrava e parto deve acontecer a qualquer momento
-
3Ato obsceno
Casal é flagrado fazendo sexo em praça pública em plena luz do dia em Palmeira dos Índios
-
4Música
Show do Coldplay no Brasil em 2025 já tem data confirmada e será no Mangueirão, em Belém
-
5Fogo no parquinho!
Resumão 'BBB25': Gracyanne acusa Diogo, Aline desabafa e Diego Hypólito detona sisters