Saúde

SMS aplicou quase 2,5 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 em Maceió

Em 2023, a capital registrou uma queda no número de casos confirmados em relação ao ano anterior

Por Nesttor Netto / Ascom SMS 20/01/2024 16h32 - Atualizado em 20/01/2024 20h10
SMS aplicou quase 2,5 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 em Maceió
Houve queda nas confirmações de casos de Covid na capital - Foto: Secom Maceió

As estratégias para combater a Covid-19 são essenciais para conter a disseminação do vírus SARS-CoV-2. Nos últimos meses, pesquisas divulgadas pela mídia nacional mostraram aumento de casos em algumas regiões do país. A vacina, como um dos principais e mais seguros métodos de combate a esse problema de saúde pública, vem proporcionando resultados de melhorias nesse enfrentamento.

Desde o primeiro momento da disponibilização da vacina contra a Covid-19, Maceió tem assegurado a continuidade da imunização em pontos estratégicos na Capital, além da vacinação nas unidades de saúde. Segundo dados do vacinômetro, já foram aplicadas 2.453.100 doses de imunizantes contra a doença. A informação atualizada demonstra a importância das campanhas e intensificações no combate ao SARS-CoV-2 no município.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), mesmo com aumento de novos casos de Covid-19 em algumas regiões do país, alguns estados registraram uma estabilidade na contaminação. Alagoas está entre eles, onde demonstrou um declínio de contaminação a longo prazo. A informação foi registrada no mês de novembro de 2023.

Ainda de acordo com registros da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), em um comparativo com os últimos dois anos houve uma queda nas confirmações de casos de Covid na capital. Enquanto no ano de 2022 foram confirmados um total de 35.928 casos, em 2023 as notificações baixaram para 2.178. Isso demonstra a importância de manter a vacinação, a fim de garantir a imunização dos diversos públicos e gerar segurança na saúde pública.

Camila Peixoto, enfermeira da Gerência de Imunização de Maceió, destacou a necessidade de manter o cartão vacinal em dia. “Ainda passamos por esse problema de saúde pública, mas temos a vacina como método mais seguro de nos protegermos. É essencial a imunização para conter e a disseminação da Covid-19 e, por isso, sempre fazemos o apelo para a população se imunizar, pois, ao se cuidar, cuidará do outro”, enfatizou.