Saúde

Maceioenses que desejam parar de fumar têm Núcleo de Tabagismo da Saúde à disposição

Programa está aberto para realizar acolhimento de todo paciente que deseja abandonar o vício

Por Wilson Smith / Ascom SMS 13/01/2024 13h32 - Atualizado em 13/01/2024 19h44
Maceioenses que desejam parar de fumar têm Núcleo de Tabagismo da Saúde à disposição
Programa de Prevenção e Cessação do Tabagismo proporciona diversas atividades e assistência completa aos pacientes - Foto: Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) tem mantido seu compromisso com a promoção da saúde e, entre suas diversas ações, destaca-se o Programa de Prevenção e Cessação do Tabagismo, uma iniciativa que visa oferecer suporte e tratamento para aqueles que desejam abandonar o vício do tabaco.

Atualmente, o programa conta com seis núcleos ativos distribuídos em diferentes pontos estratégicos da cidade, promovendo o acesso direto da população aos serviços e oferecendo o tratamento necessário a diversos públicos.

Os núcleos estão instalados no II Centro de Saúde (Poço), sede da Secretaria Municipal de Saúde, no SASS - Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Centro), Centro Universitário Cesmac, no Centro de Pesquisa Dr. Marco Mota (Farol), Unidade de Referência em Saúde (URS) João Paulo II (Jacintinho), Unidade de Saúde da Família (USF) Dídimo Otto Kummer (Benedito Bentes) e Hospital Universitário (Cidade Universitária).

O programa está lotado na Coordenação Técnica de Promoção e Educação em Saúde, e a assistente social Laís Porangaba, que é responsável técnica pelo Programa de Cessação do Tabagismo, explicou como funciona para ter acesso.

“Um dos diferenciais do programa é não haver a necessidade de encaminhamento por profissionais da saúde para iniciar o tratamento. Quem tiver interesse em abandonar o tabagismo pode procurar qualquer núcleo ativo, portando documentos pessoais, comprovante de residência e o cartão do SUS. Na chegada, a equipe realizará um acolhimento e cadastrará o paciente, coletando informações relevantes para que o tratamento seja iniciado”, relatou a assistente social.

O tratamento oferecido pelo SUS inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, tanto individual quanto em grupo. Se necessário, o programa também disponibiliza terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva, sempre com base no protocolo clínico estabelecido pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), em parceria com o Ministério da Saúde.

Laís Porangaba destacou, ainda, o compromisso do Programa de Cessação do Tabagismo na promoção da saúde. "Nosso objetivo é oferecer um ambiente acolhedor para aqueles que desejam parar de fumar, mostrando que é possível alcançar este objetivo através do tratamento e do empenho dos profissionais que atuam no programa. Trabalhamos para promover saúde e bem-estar à população de maneira geral, ajudando pessoas (sejam fumantes diretos ou fumantes passivos) a viver em ambientes livres de tabaco", afirmou.

Vale ressaltar que existe um protocolo clínico e que todo profissional que atua no tratamento é capacitado de acordo com as diretrizes deste protocolo, o que garante ao paciente, um tratamento sério e individualizado. Dentre os profissionais que podem atuar no tratamento de cessação de tabagismo estão: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos.

O programa reforça a importância da busca pelo tratamento, enfatizando que este primeiro passo é um gesto de grande importância para a sua saúde e a saúde de todos que convivem com o indivíduo que fuma. Abandonar o tabagismo é uma escolha que impacta positivamente na qualidade de vida da população, tanto para a saúde do corpo, quanto para o meio ambiente e o Programa de Cessação do Tabagismo está pronto para apoiar nessa jornada.

Além do trabalho direto com os usuários, os profissionais do programa estão disponíveis para realizar capacitações e treinamentos em empresas interessadas em promover ambientes de trabalho saudáveis, estimulando a conscientização sobre os riscos associados ao tabagismo e incentivando práticas saudáveis.

Além disso, a colaboração com outras secretarias e profissionais de saúde amplia o alcance das ações educativas do programa, contribuindo para a formação de uma rede integrada de combate ao tabagismo em Maceió.

Com uma visão abrangente, o Programa de Prevenção e Cessação do Tabagismo não trata apenas os fumantes, mas trabalha incansavelmente para criar uma comunidade mais informada sobre os riscos do tabaco ao ser humano e ao meio ambiente, através do acesso às informações corretas e necessárias.

A oferta do tratamento para parar de fumar é uma garantia de direito à saúde para a população. Manter a população informada sobre os danos causados pelo tabaco, é construir uma Maceió mais consciente e saudável.