Saúde

Prefeitura de Maceió vai promover vacinação contra a meningite dentro das escolas

Profissionais do Programa Saúde da Gente fizeram treinamento para iniciar vacinação

Por Marília Ferreira / Ascom SMS 28/09/2023 01h58
Prefeitura de Maceió vai promover vacinação contra a meningite dentro das escolas
Treinamento abordou estratégias para efetivar o plano de ação do enfrentamento à meningite, levando vacinação para estudantes e toda comunidade escolar - Foto: Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) promoveu, nesta quarta-feira (27), um treinamento para profissionais do Programa Saúde da Gente que irão atuar, no mês de outubro, em uma ação de vacinação contra a meningite dentro de escolas da rede municipal, estadual e privada. O treinamento foi proporcionado pela Coordenação Técnica de Promoção e Educação em Saúde (CTPES), em parceria com a Coordenação Técnica de Imunização de Maceió.

A vacinação nas escolas está prevista para começar na próxima terça-feira (3), seguindo até o dia 19 de outubro. As vacinas serão destinadas não apenas para os estudantes, mas toda comunidade escolar e população da região, com o objetivo de ampliar as coberturas vacinais no município.

Entre as estratégias adotadas para o enfrentamento à meningite estão ações educativas, cujo a finalidade são realizar encontros com os profissionais das escolas para serem multiplicadores das informações nas salas de aulas e, posteriormente, realizar orientações aos pais e responsáveis dos alunos, reforçando a importância da atualização do calendário vacinal - objetivo da Campanha Nacional de Multivacinação. O alinhamento com as escolas contempladas pela ação de vacinação será realizado através do Programa Saúde na Escola (PSE), da SMS.

“No primeiro momento, iremos em escolas públicas do Jacintinho e Benedito Bentes. Posteriormente, iremos ampliar a ação de vacinação às escolas da rede privada também. Iremos trabalhar a Campanha de Multivacinação, intensificando a vacinação e levando atividades de promoção e educação em saúde, com foco no enfrentamento à meningite, a fim de conter o risco de infecção da doença entre as crianças e toda a comunidade”, detalhou a coordenadora técnica de Promoção e Educação em Saúde, Adriana Paffer.

De acordo com o supervisor de equipes do Saúde da Gente, Edvaldo Almeida, além de ampliar as coberturas vacinais, a ação vai proporcionar ainda mais informação no âmbito escolar, para que seja banida toda e qualquer falta de informação em relação à vacinação.

“O Saúde da Gente já conta com equipes de vacinação nas grotas. Mas, nas últimas semanas, essas equipes já estavam sendo direcionadas aos locais onde houve confirmação de casos de meningite. E, agora, o Programa Saúde da Gente irá realizar esse trabalho, que tem um grande êxito, também nas escolas. Nosso intuito é disseminar informação aos diretores, professores, pais e alunos, pois o que vemos ainda é muita desinformação. Vacina é vida, então nós iremos levar informação e vacinação dentro das escolas para que nossas crianças estejam protegidas contra a meningite e outras doenças”, afirmou.

A enfermeira técnica do Programa Nacional de Imunizações, Clecia Dias, ressaltou a importância do treinamento aos profissionais do Saúde da Gente. “Esse momento de treinamento é muito importante para fortalecer a educação em saúde entre os profissionais. É fundamental passarmos os direcionamentos atualizados com base nos protocolos do Ministério da Saúde, para que quando eles estiverem em campo possam estar respaldados com informações atualizadas e transmitir esse conhecimento à comunidade”, disse.