Saúde
Sesau alerta que Campanha de Vacinação contra a Influenza termina na quarta-feira (31)
Para se vacinar é necessário procurar o posto de vacinação mais próximo de casa e levar o cartão de vacinação
Iniciada no último dia 10 de abril, a campanha de vacinação contra a Influenza será encerrada nesta quarta-feira (31), conforme cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS). Faltando dois dias para encerrar o prazo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) faz um apelo aos alagoanos maiores de 18 anos que ainda não se imunizaram para que compareçam aos postos de vacinação mais próximos de suas residências e se protejam.
Isso porque, além de levar à hospitalização, a Influenza pode provocar o óbito. A prova é que, este ano, conforme o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade Infantil (SIM), já foram registrados 203 casos da doença no Estado e cinco óbitos, sendo dois de pessoas residentes em Maceió, um de Limoeiro de Anadia, um de Marechal Deodoro e um de São José da Laje.
Mesmo diante da gravidade da doença, até a tarde desta segunda-feira (29) apenas 49,15% do público-alvo preconizado pelo Ministério se imunizou, o que equivale a 574.582 pessoas das 1.219.186 previstas. Isso significa que 40,85% das pessoas não compareceram aos postos de vacinação, uma vez que a meta mínima estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) corresponde a 90%.
Quando analisada a cobertura vacinal por público-alvo, 50,90% das gestantes foram vacinadas contra a Influenza, 51,89% dos idosos e 40,52% das puérperas. Ainda com relação à análise vacinal, 47,22% dos trabalhadores da saúde se vacinaram; 63,86% dos professores; 43,46% das crianças e 33,55% dos indígenas.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, é importante que as pessoas maiores de 18 anos que ainda não se vacinaram contra a Influenza compareçam aos postos de vacinação até quarta-feira (31). Isso porque, de acordo com o MS, este ano a campanha de vacinação contra a Influenza ocorre em etapa única.
“Como dito todos os anos, a vacina contra a Influenza é segura, evita a infecção dos tipos H1N1, H3N2 e Influenza B, além de suas complicações, que podem levar a internações e óbitos. Por isso, vamos nos proteger e a quem amamos. Quem não se vacinou deve procurar o posto de vacinação mais próximo de casa, em um dos 102 municípios alagoanos, levando o cartão de vacinação”, pontuou o gestor da saúde estadual.
Mais lidas
-
1Competição
Nadador alagoano Alexandre Júnior conquista três medalhas nas Paralimpíadas Universitárias em São Paulo
-
2Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
3Mutirão
Procon Maceió participa de Mutirão de Negociação Financeira
-
4Maceió
Grupo de Trabalho formado pela Câmara, Município e Judiciário vai estruturar combate à mendicância infantil
-
5Novo recurso
TV Gazeta de Alagoas recorre novamente ao STF para tentar reverter fim de contrato com a Rede Globo




