Saúde

SMS abre inscrições para formação sobre notificação de violências interpessoal e autoprovocadas

Evento é destinado aos estagiários da Atenção Primária de Maceió e acontece na próxima segunda-feira (8)

Por Marília Ferreira / Ascom SMS 03/05/2023 01h30 - Atualizado em 03/05/2023 03h05
SMS abre inscrições para formação sobre notificação de violências interpessoal e autoprovocadas
Inscrições podem ser realizadas até o dia do evento - Foto: Reprodução

Estão abertas as inscrições para a “Roda de conversa: Violências e a notificação como instrumento de proteção à saúde". A capacitação, promovida pela Coordenação Geral de Atenção Primária (CGAP) em parceria com a Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis e Não-Transmissíveis (GVDANT), é destinada aos estagiários da rede municipal de Atenção Primária de Maceió e acontece na próxima segunda-feira (8), a partir das 8h30, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, que fica no Centro da capital.

O objetivo do evento é promover um espaço de discussão interdisciplinar com introdução de cenários de violência e suas configurações de acordo com a Política Nacional de Redução de Morbimortalidade por Violência, com ênfase na utilização da Ficha de Notificação Compulsória de Violência Interpessoal e Autoprovocada na Atenção Primária no município de Maceió.

Para realizar as inscrições, os estudantes deverão acessar o site https://eventos.sms.maceio.al.gov.br/eventos/disponiveis até o dia do evento. A participação contará com certificação de 4h.

Política Nacional

De acordo com a Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violência (Portaria n. o 737 MS/GM, de 16 de maio de 2001), os acidentes e as violências no Brasil configuram um problema de saúde pública de grande magnitude e transcendência, que têm provocado forte impacto na morbidade e na mortalidade da população.

A política pública adota como expressão desses eventos relativos à morbimortalidade, devida ao conjunto das ocorrências acidentais e violentas, que matam ou geram agravos à saúde e que demandam atendimento nos serviços de saúde. Dessa forma, a Política Nacional tem como objetivo a redução da morbimortalidade por acidentes e violências no País.