Saúde

Educador físico destaca benefícios da musculação na prevenção de doenças

OMS recomenda, pelo menos, 150 minutos de atividades físicas por semana

Por Assessoria 20/03/2023 12h06
Educador físico destaca benefícios da musculação na prevenção de doenças
Educador físico e professor Antônio Nonato destaca os benefícios da musculação na prevenção de doenças como hipertensão e diabetes - Foto: Divulgação

A prática regular de atividades físicas pode proporcionar resultados que vão além da estética. O educador físico e professor Antônio Nonato destaca os benefícios da musculação na prevenção de doenças como hipertensão e diabetes e na garantia de mais qualidade de vida para a população.

Nonato lembra que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de, no mínimo, cento e cinquenta minutos de atividades físicas por semana. Esse número, porém, pode chegar a 300 minutos semanais, de acordo com as condições de cada pessoa, mediante avaliação profissional.

Segundo o educador físico, a prática da musculação contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e osteoporose. “O fortalecimento dos músculos e ganho de massa muscular serve para aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) e diminuir o LDL (colesterol ruim)”, explica Antônio Nonato.

As atividades, segundo ele, podem acontecer em qualquer ambiente, desde que sob a supervisão de um profissional adequado. “No caso das atividades em studio, há algumas vantagens, pois é possível otimizar exercícios devido ao material e máquinas utilizadas”, acrescenta o educador.

A servidora pública Janaina Alves relata que a prática regular de atividades físicas tem proporcionado não apenas a melhoria de sua saúde física, mas, sobretudo da saúde mental. “Me sinto bem mais disposta quando estou praticando atividade física de forma regular. Especialmente porque sinto que as dores na coluna lombar diminuem. Outra coisa que muda completamente quando estou sem exercício é que me sinto muito ansiosa, com palpitações frequentes e eventualmente falta de ar”, conclui.