Saúde

Maceió inicia vacinação bivalente de gestantes e puérperas nesta segunda-feira (20)

Vacinação na capital segue para sua terceira fase, de acordo com cronograma do Ministério da Saúde

Por Ana Cecília da Silva / Ascom SMS 17/03/2023 18h30
Maceió inicia vacinação bivalente de gestantes e puérperas nesta segunda-feira (20)
Vacina contra a Covid-19 - Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió inicia nesta segunda-feira (20), a terceira fase da vacinação bivalente contra a Covid-19 para grupos prioritários, conforme cronograma do Ministério da Saúde. Desta vez, serão vacinadas as grávidas e puérperas com o imunizante da Pfizer, que protege contra a cepa ancestral da doença e também contra a variante Ômicron, dando proteção às formas graves da doença e óbitos.

Ao longo da campanha, a dose de reforço está sendo disponibilizada para pessoas a partir dos 12 anos e que pertençam a um dos grupos prioritários e que tiverem completo o esquema básico da vacina contra a Covid-19, com, pelo menos, duas doses da vacina monovalente e que a última delas tenha sido administrada há 120 dias (4 meses) ou mais.

Eunice Amorim, gerente de Imunização de Maceió, explica que as pessoas que ainda não receberam as duas doses iniciais das vacinas Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac e Janssen precisam primeiramente completar esse esquema primário com as duas primeiras doses para ter acesso à bivalente.

“O critério para receber a bivalente é ter tomado pelo menos duas doses da vacina monovalente e a última tenha sido a pelo menos 120 dias. O mesmo serve para as pessoas que tomaram os demais reforços (3ª e 4ª dose), também devem receber o imunizante bivalente quatro meses após sua última dose”, explica Eunice Amorim.

Confira próximas fases da vacinação:

Fase 4 (17/04): Trabalhadores da saúde.

Fase 5 (17/04): Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); população privada de liberdade (a partir de 18 anos de idade), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (12 a 17 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Documentação necessária para o grupo prioritário desta terceira fase:

- Gestante: autodeclarado (precisa do documento com foto e cartão de vacinação);

- Puérperas: Declaração de nascido vivo ou certidão de nascimento (que comprove o período de puerpério – 45 dias pós parto).

Locais de vacinação

Maceió Shopping (segunda a sábado, de 9h às 21h)

Pátio Shopping (segunda a sábado, de 15h às 21h / Domingo, das 12h às 18h.

Centro de Atendimento ao Turista (CAT-Praia) – 15h às 21h

Saúde da Gente Infantil, Mulher e nas Grotas – 8h às 20h

E nas 16 unidades que vacinam contra a Covid-19. Confira locais e horários no Vacina Maceió.

Precauções

- Doenças febris agudas: Diante de doenças febris agudas moderadas ou graves, recomenda-se o adiamento da vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença;

- Pessoas com suspeita de Covid-19: É improvável que indivíduos infectados pela Covid-19 (sintomáticos ou assintomáticos) tenham efeito prejudicial sobre a doença. Mas, por precaução orienta-se o adiamento para evitar confusão com outros diagnósticos diferenciais. Adiar até a recuperação clínica total e pelo menos 4 semanas após o IS ou 4 semanas a partir da primeira amostra de PCR ou teste antigênico em pessoas assintomáticas;

- Moradores ou pacientes que vivem institucionalizados (ILPE, PPL, situação de rua, abrigos, indígenas, quilombolas) com exposição à Covid-19 e aguardando teste podem ser vacinados desde que não apresentem sintomas consistentes com à Covid-19.

Contraindicações

- Hipersensibilidade ao princípio ativo ou qualquer dos excipientes da vacina;

- Para aquelas pessoas que já apresentaram uma reação anafilática confirmada a uma dose anterior da vacina.