Saúde

Saúde retoma aplicação das vacinas Tríplice Viral e Hepatite B em todas as salas de vacinação de Maceió

Com estoque de doses reabastecido, Maceió retira restrições de locais e públicos prioritários para estes imunizantes

Por Cássia Oliveira / Ascom SMS 07/03/2023 23h23
Saúde retoma aplicação das vacinas Tríplice Viral e Hepatite B em todas as salas de vacinação de Maceió
Imunizantes voltaram a ser aplicados em todas as salas de vacina do Município - Foto: Ascom SMS / Arquivo

Com os estoques das vacinas Tríplice Viral e Hepatite B regularizados e num quantitativo adequado à demanda da capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) retomou, nesta terça-feira (7), a aplicação dos dois imunizantes em todas as salas de vacinação das unidades de saúde de Maceió.

O Município, que estava com oferta dessas vacinas restrita a apenas algumas unidades e grupos prioritários, desde o início de fevereiro, voltou a disponibilizar os imunobiológicos de forma regular após o reabastecimento dos estoques pelo Ministério da Saúde.

“Logo que fomos informados do número reduzido de doses, por meio de Nota Informativa do Ministério, organizamos uma estratégia diferenciada para não deixar a população de Maceió desassistida dessas vacinas. Mas agora já podemos garantir essa imunização sem restrições de locais ou públicos com prioridade”, afirmou a gerente de Imunização do Município, Eunice Amorim.

Aplicabilidade das vacinas

A vacina Tríplice Viral é um imunobiológico utilizado na prevenção de três enfermidades: Sarampo, Rubéola e Caxumba. No Calendário Nacional de Vacinação, o imunizante está disponível para pessoas de 12 meses a 59 anos de idade, sendo recomendadas duas doses até 29 anos e uma dose de 30 a 59 anos, em pessoas não vacinadas.

Com as regulares campanhas de vacinação, essas doenças foram erradicadas no Brasil, mas com o registro de baixas coberturas vacinais, o Ministério da Saúde vem fazendo um esforço para evitar a reintrodução dessas doenças no País, tornando-se novamente um problema de saúde pública.

Já a vacina utilizada na prevenção contra a Hepatite B deve ser aplicada logo após o nascimento da criança, para garantir de 80% a 100% de proteção contra a doença. O Município também tem assegurado essa primeira dose aos recém-nascidos diretamente nas maternidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), antes da alta médica.

Após essa dose inicial, será necessário fazer ainda as doses de reforço previstas na Caderneta de Vacinação, presentes na vacina pentavalente, que soma a ela, a prevenção contra Tétano, Coqueluche, Difteria e Meningite.

Em ambos os casos, as vacinas são disponibilizadas gratuitamente no SUS.