Saúde

Dia Mundial do Rim: em AL, a Sociedade Brasileira de Nefrologia irá promover ações gratuitas em comemoração à data

Por Assessoria 06/03/2023 10h22 - Atualizado em 06/03/2023 16h04
Dia Mundial do Rim: em AL, a Sociedade Brasileira de Nefrologia irá promover ações gratuitas em comemoração à data
No domingo (12) ações serão realizadas em Maceió - Foto: Divulgação

“Saúde dos Rins para todos” é tema do Dia Mundial do Rim de 2023, o objetivo é conscientizar sobre eventos desastrosos, naturais ou provocados pelo homem, internacionais, ou locais e seu impacto nas pessoas que vivem com doença renal, no seu acesso aos serviços de diagnóstico apropriados, tratamento, e cuidado que pode estar prejudicado.

Estima-se que, no Brasil, haja mais de 10 milhões de pessoas com Doença Renal Crônica (DRC), já em Alagoas, o número aproximado dos serviços de diálise são em torno de 2.220 pacientes em terapia renal substitutiva. Campanhas como essa, do Dia Mundial do Rim, são importantes para mostrar que há como prevenir a doença e sua evolução. Cuidar da saúde de todo o corpo ajuda a proteger também a saúde dos rins.

Medidas simples como praticar exercícios físicos, controlar o colesterol, a glicose, o peso e a pressão arterial; não utilizar medicamentos sem indicação médica, evitar o excesso de sal e carnes vermelhas e fazer exames periódicos, bem como consultar seu médico com regularidade para toda a diferença entre ter doenças graves ou uma vida mais longa e saudável. Também é importante fazer exame de urina e dosagem da Creatinina com a frequência que seu médico indicar, especialmente em indivíduos com predisposição à Doenças Renais Crônicas como hipertenso, diabético, cardiopatas e idosos.

O dia Mundial do Rim é comemorado sempre na segunda quinta de março, este ano será dia 9, nesta data terão atividades educacionais em todos os serviços de nefrologia dos hospitais da cidade. Já no domingo (12), terá uma ação na rua fechada do Passeio aos Domingos na Ponta Verde, em frente ao Lopana, das 10h às 14h, com a participação dos nefrologistas, equipe multiprofissional e alunos, onde será feita aferição da Pressão Arterial, dosagem de glicose, orientações nutricionais, atividade com profissionais de educação física, panfletagem com informações sobre a prevenção da doença renal.

Serviço


Ação: Dia Mundial do Rim
Data: 12.03 (domingo)
Horário: 10h às 14h
Local: Orla da Ponta Verde, em frente ao Lopana
Atividades: aferição da Pressão Arterial, dosagem de glicose, orientações nutricionais, atividade com profissionais de educação física, orientações sobre prevenção com nefrologistas e equipe multiprofissional.