Saúde

Farmacêutica fala sobre os riscos de medicamentos para emagrecer

Por Assessoria 04/03/2023 11h24
Farmacêutica fala sobre os riscos de medicamentos para emagrecer
Não apenas a comida é fator para crescimento da obesidade - Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Dados da Organização Mundial de Saúde estimam que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, em 2025. No Brasil, o Ministério da Saúde no ano de 2021 mostrou que 22% da população brasileira adulta apresentava obesidade.

No dia mundial da obesidade, comemorado em 04 de março, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas traz um alerta quanto ao uso de medicamentos para emagrecer. A última pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia e Instituto Data Folha (junho de 2022) apontam que 24% dos brasileiros já usaram alguma substância para emagrecer, principalmente o chá.

A farmacêutica Kátia Rúbia explica que o emagrecimento é um processo complexo, que envolve mudança de hábitos, acompanhamento multidisciplinar e aderência ao tratamento. Estudos apontam que o tratamento medicamentoso isolado não oferece vantagens duradouras no tratamento da obesidade, pois não trata as suas causas.

“Os fármacos aprovados pela Anvisa, têm ainda sua condição de utilização, existe um parâmetro legal para início do tratamento, sempre levando em consideração o uso racional deles já que apresentam um grande risco a saúde e a vida, se for feito de maneira indiscriminada e sem acompanhamento médico e farmacêutico”, alertou.

Ela revela que o uso de medicamentos como instrumento para emagrecer, motivada por uma busca imediatista contrapõe-se à sua função real de bem-estar e saúde, pois pode promover distúrbio alimentar, compulsão, irregularidades metabólicas e até morte, principalmente por automedicação.

“A obesidade é considerada uma doença crônica não transmissível (DCNT) de crescente prevalência no mundo, caracterizada por múltiplos e complexos fatores, além de diferentes etiologias, que percorrem a variação genética até a vida adulta. A minha orientação, como profissional de saúde, é adotar uma mudança de hábito para ter uma vida saudável e emagrecer da maneira correta, ganhando assim uma qualidade de vida”, afirmou.