Saúde

Centro de Patologia e Medicina Laboratorial da Uncisal amplia oferta de exames

Ação faz parte do “Março Lilás”, campanha de incentivo à prevenção contra o câncer de colo de útero

Por Assessoria 03/03/2023 16h28
Centro de Patologia e Medicina Laboratorial da Uncisal amplia oferta de exames
A ação faz parte do “Março Lilás”, campanha que alerta para a prevenção do câncer de colo de útero - Foto: Assessoria

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) amplia a oferta de exames para o público feminino. A ação faz parte do “Março Lilás”, campanha que alerta para a prevenção do câncer de colo de útero.

Durante todo o mês, serão ampliados os atendimentos de exames de citologia ginecológica, com a proposta de conscientizar a população feminina e apoiá-la no enfrentamento ao câncer de colo de útero. O CPML terá demanda espontânea, sendo disponibilizadas, diariamente, de segunda à sexta-feira, no período de de 7h às 12h, quinze fichas.

As pacientes podem comparecer à sede do CPML, localizada a Rua Cônego Fernando Lyra, s/n, no Trapiche da Barra, munidas de documento com foto e cartão SUS. É indicado para a realização do exame jejum de atividade sexual de dois dias. Também é necessário a suspensão de creme vaginal e ducha. Não é necessário apresentar solicitação médica.

A citologia é um exame indicado para mulheres que têm ou já tiveram vida sexual ativa, como forma de prevenir o câncer de colo de útero, pois ao avaliar as células que fazem parte do tecido uterino, é possível observar se há sinais indicativos de infecção pelo vírus HPV ou de câncer. O exame, também conhecido como “papanicolau”, é realizado através de coleta de células do colo uterino que serão fixadas em uma lâmina.

O exame é capaz de identificar infecções vaginais, Infecção Sexualmente Transmissíveis - ISTs e lesões precursoras do câncer do colo do útero, sendo muito importante para o diagnóstico precoce e prevenção, segundo a enfermeira Laura Acioly, responsável pelo setor de coleta da citologia.