Saúde

Entenda o que são as facetas dentárias e para que elas servem

Beber bastante água, escovar os dentes regularmente e usar o fio dental são hábitos essenciais para cuidar tanto dos dentes naturais quanto das facetas

Por Assessoria 28/02/2023 15h21
Entenda o que são as facetas dentárias e para que elas servem
Apesar de as facetas dentárias apresentarem alta durabilidade e resistência, é essencial tomar alguns cuidados para ajudar na preservação e aumentar a sua vida útil - Foto: Divulgação

O sorriso é um grande gesto que abre caminhos para novos relacionamentos. E com os avanços da tecnologia odontológica a novidade do momento para transformar sorrisos são as facetas dentárias, que ajudam a atingir objetivos estéticos e ter dentes claros e alinhados. São materiais utilizados para mudar as características dos dentes como tamanho, cor e formato. Elas podem ser feitas de resina ou porcelana, e têm um design específico para se moldar ao dente de cada paciente.

A faceta dentária é um laminado ultrafino utilizado para revestir a face externa dos dentes anteriores, aqueles que ficam visíveis ao falar ou sorrir. Segundo a dentista Vanessa Aragão, o objetivo do tratamento é corrigir imperfeições no sorriso das pessoas, principalmente os detalhes de formato, largura, comprimento e coloração.

“Com uma nova estrutura posicionada em cima de cada dente, a técnica é capaz de corrigir pequenas falhas, como dentes escurecidos, manchados, inclinados e irregulares. Além disso, corrige trincas, grandes restaurações, problemas estéticos de tamanho ou textura do dente e até hipoplasia do esmalte dentário, que deixa o dente com ranhuras ou manchas brancas”, destaca a dentista.

Apesar de as facetas dentárias apresentarem alta durabilidade e resistência, é essencial tomar alguns cuidados para ajudar na preservação e aumentar a sua vida útil. Caso contrário, o amarelamento e o aparecimento de riscos podem aparecer precocemente.

“Escovar os dentes regularmente e usar o fio dental são hábitos essenciais para cuidar tanto dos dentes naturais quanto das facetas. Além disso, é recomendado aos pacientes evitar abrir embalagens e garrafas”, alerta Vanessa.

Ela também indica que o consumo de água é um grande aliado na preservação do material. “Alimentos que podem manchar os dentes também estão propensos a manchar as facetas de porcelana. Por isso, na hora de ingerir vinho, café, chocolate e outros alimentos que costumam manchar os dentes, o recomendado é sempre beber muita água".

Tratamento e tipos de facetas

Vale mencionar que para o uso das facetas, é necessário se consultar com um especialista na área de odontologia, para verificar se é recomendável ou não colocar essas lentes nos dentes, seja de resina ou de porcelana.

O tratamento odontológico com facetas de porcelana tem um resultado estético visivelmente qualificado, já que o sorriso fica branco e alinhado. Por isso, para colocá-las é preciso realizar um leve desgaste nos dentes.

Já o tratamento realizado com as facetas de resina tem um preço mais acessível e se torna uma excelente alternativa estética para pessoas que querem fazer um investimento menor. A manutenção na resina é feita com polimento periódico, a cada 6 meses ou em períodos maiores, como a cada 10 meses.