Saúde

Começa vacinação com Pfizer bivalente

Por Assessoria 27/02/2023 11h32
Começa vacinação com Pfizer bivalente
Confira os grupos prioritários e previsão de início da vacinação - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maceió iniciou nesta segunda-feira (27), a aplicação da dose de reforço com o imunizante bivalente da Pfizer. A vacina é denominada bivalente porque protege contra a cepa ancestral de SARS-CoV-2 e a variante Ômicron, visando à prevenção de doenças graves e óbitos por Covid-19.

O posto volante do Maceió Shopping funciona de segunda a sábado, de 9h às 21h, em frente aos cinemas, no piso 2.

A dose de reforço é disponibilizada para as pessoas a partir de 12 anos de idade pertencentes a um dos grupos que tiverem completado o esquema básico da vacina Covid-19 (pelo menos duas doses da vacina monovalente) e que a última dose tenha sido administrada há 120 dias (4 meses) ou mais.

Pessoas que já receberam o primeiro ou segundo reforço (3ª e 4ª dose) da vacina Covid-19 e pertencem a um dos grupos poderão receber o reforço com a Vacina Covid-19 Bivalente 120 dias (4 meses) após a última dose.

Confira os grupos prioritários e previsão de início da vacinação:

Fase 1 (27/02): Pessoas de 70 anos e mais; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (a partir de 12 anos) e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas (a partir dos 12 anos de idade); indígenas (a partir dos 12 anos de idade); ribeirinhos (a partir dos 12 anos de idade) e quilombolas (a partir dos 12 anos de idade).

Fase 2 (06/03): Pessoas de 60 a 69 anos de idade.

Fase 3 (20/03): Gestantes e puérperas.

Fase 4 (17/04): Trabalhadores da saúde.

Fase 5 (17/04): Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); população privada de liberdade (a partir de 18 anos de idade), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (12 a 17 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Precauções


– Doenças febris agudas: Diante de doenças febris agudas moderadas ou graves, recomenda-se o adiamento da vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença;

– Pessoas com suspeita de Covid-19: É improvável que indivíduos infectados pela Covid-19 (sintomáticos ou assintomáticos) tenham efeito prejudicial sobre a doença. Mas, por precaução orienta-se o adiamento para evitar confusão com outros diagnósticos diferenciais. Adiar até a recuperação clínica total e pelo menos 4 semanas após o IS ou 4 semanas a partir da primeira amostra de PCR ou teste antigênico em pessoas assintomáticas;

– Moradores ou pacientes que vivem institucionalizados (ILPE, PPL, situação de rua, abrigos, indígenas, quilombolas) com exposição à Covid-19 e aguardando teste podem ser vacinados desde que não apresentem sintomas consistentes com à Covid-19.

Contraindicações


– Hipersensibilidade ao princípio ativo ou qualquer dos excipientes da vacina;

– Para aquelas pessoas que já apresentaram uma reação anafilática confirmada (CRIE) a uma dose anterior da vacina.