Saúde

Carnaval: Dentes não são ferramentas; dentista explica riscos de abrir garrafas com dentes

Por Assessoria 20/02/2023 13h25
Carnaval: Dentes não são ferramentas; dentista explica riscos de abrir garrafas com dentes
Fratura no dente pode causar dor intensa e a levar a um quadro agudo - Foto: Imagem ilustrativa

Uma cena muito comum de se ver em festas, encontros e baladas... E que no carnaval deve acontecer ainda mais é quando uma pessoa pega uma garrafa e a abre usando os dentes como uma espécie de "ferramenta".

De acordo com o dentista Daniel Nunes, parece óbvio, mas muita gente não sabe que este hábito não faz parte das funções dos dentes, mas o que as pessoas não sabem é que este gesto esta colocando em risco a própria saúde bucal e aumentando a chance da pessoa ter uma fratura dentária.

Essa fratura pode causar dor intensa e a levar a um quadro agudo ou como Muitas das vezes não se percebe a gravidade do problema. O dente trinca, mas nenhum fragmento solta, depois de meses o dente pode escurecer e a pessoa começa a sentir dor e tem que extrair o dente e fazer o implante", explicou.

Outra consequência, que pode passar despercebida, segundo o dentista, é um pequeno deslocamento do dente ao qual não foi feito para suportar essa sobrecarga, então a estrutura óssea e/ou dental começa um processo de reabsorção.

"Isso também pode estar levando a perda do dente. Jamais tente abrir a garrafa com os dentes. Os dentes são fortes o suficiente para serem usados de maneira correta", finalizou.