Saúde

Secretaria de Saúde de Maceió orienta sobre profilaxia pós-exposição ao HIV

Métodos preventivos com antirretrovirais são eficazes no combate ao HIV, mas não substituem o preservativo na luta contra outras infecções

Por Ascom SMS 19/02/2023 13h42 - Atualizado em 19/02/2023 14h26
Secretaria de Saúde de Maceió orienta sobre profilaxia pós-exposição ao HIV
Métodos preventivos com antirretrovirais são eficazes no combate ao HIV - Foto: Reprodução

Uma das festas mais aguardadas pelos brasileiros é o carnaval. O evento coincide com o verão, que promove maior interação entre as pessoas com momentos de descontração e alegria. Por isso, a Secretaria de Saúde de Maceió alerta aos foliões sobre a necessidade de estar atento aos cuidados com a saúde.

Um desses cuidados é a prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV e Aids por meio do uso de preservativos, método mais seguro para evitar essas doenças. Contudo, caso os foliões tenham tido relações sexuais desprotegidas durante esse período, a Saúde de Maceió orienta sobre o combate ao vírus e onde buscar ajuda nesses casos.

De acordo com a médica infectologista do Pam Salgadinho, Mardjane Lemos, a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é um antirretroviral de caráter de urgência e pode ser indicado em qualquer relação sexual sem preservativo quando a situação do parceiro é desconhecida para infecções com o HIV.

“É uma estratégia de proteção contra o vírus e deve ser iniciada em até 72h após a relação. Quanto mais cedo for iniciada, maior a eficácia. É um método comprovadamente eficaz, no entanto, não substitui o preservativo, pois só protege contra o HIV”, explica a especialista.

Onde acessar a PEP?

A PEP como um método de urgência está disponível em três pontos: nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Trapiche e Benedito Bentes e no Hospital Escola Hélvio Auto. Nos locais, o usuário será avaliado por uma equipe de saúde, que verificará se seu relato corresponde à necessidade de intervir com a profilaxia. O tratamento é feito por 28 dias e o paciente é acompanhado por esses serviços.

A PREP

Outro método eficaz é a Profilaxia Pré-Exposição (PREP), iniciada antes da exposição. Para a PREP existem duas modalidades, o uso contínuo e sob demanda. O uso contínuo é indicado para aquelas pessoas que podem se expor ao vírus HIV e não conseguem ter esse controle de atividade sexual. Já o de uso sob demanda é indicado para pessoas que têm no máximo uma relação sexual por semana.

As pessoas que podem ter acesso a PREP são as que possuem parceiros soropositivos, e que têm contato íntimo com indivíduos que sua sorologia é desconhecida. A PREP está disponível para qualquer pessoa que tenha risco de transmissão, podendo fazer uso do antirretroviral.

A avaliação de risco para utilização da PREP é feita nos pontos de especialidades, Pam Salgadinho (Bloco I) , no Hospital Escola Hélvio Auto (Trapiche) e no Hospital Universitário Dr. Alberto Antunes (HU-UFAL).