Saúde

Água, sucos e frutas: nutricionista dá dicas para curar a famosa ressaca do carnaval

Festividades são marcadas por euforia e exagero no consumo de bebidas alcoólicas; dor de cabeça, enjoo e cansaço são algumas das principais queixas dos foliões

Por Assessoria 17/02/2023 02h11
Água, sucos e frutas: nutricionista dá dicas para curar a famosa ressaca do carnaval
Icléa Rocha, nutricionista do Hapvida NotreDame Intermédica - Foto: Assessoria

Muito mais que confetes, glitter e serpentinas, o carnaval é uma época do ano marcada por euforia e alegria. Por isso, é comum o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Mas, quando a festa acaba, o problema sempre vem no dia seguinte com a famosa ressaca. Dor de cabeça, desidratação, enjoo, diarreia e cansaço são algumas das principais queixas dos foliões.

Icléa Rocha, nutricionista do Hapvida NotreDame Intermédica, explica o que provoca o mal-estar e dá dicas para curar os sintomas provocados pelo excesso de bebidas. Ela também chama atenção para a importância de manter uma alimentação equilibrada e reforça o papel da hidratação para manter o organismo sempre saudável.

Entenda como a ressaca é provocada

A ressaca nada mais é que um conjunto de sintomas provocados pela intoxicação, que acontece quando é ingerida uma alta quantidade de álcool no organismo.

“Para absorver e metabolizar essa substância, o organismo tem que se desdobrar e, por isso, acaba sobrecarregando todos os órgãos envolvidos no processo, principalmente o fígado”, explica.

Comer antes de beber, e ingerir muita água antes, durante ou depois de consumir álcool são dicas úteis que podem evitar a sensação de mal-estar que, depois de instalada, requer o consumo de muita água, sucos e frutas para repor os nutrientes, vitaminas, minerais e fibras perdidos durante a folia.

A importância da hidratação

“Aposte na hidratação, não apenas na água mineral, mas também água de coco e sucos naturais. Frutas que ajudam a repor os eletrólitos, que são os minerais responsáveis pelo transporte da água no nosso organismo, como mamão, melancia, limão, melão e abacaxi, também são excelentes opções”, ressalta a nutricionista do Hapvida NotreDame Intermédica.

Além da hidratação, a especialista também reforça a importância de uma dieta saudável e equilibrada, com o consumo de alimentos integrais, folhas e hortaliças, como alface, agrião e pepino, que podem até servir como base para sucos detox.

Confira outras dicas da nutricionista:

• Dormir pelo menos 8 horas por noite pode ajudar na recuperação do organismo;

• Pratique atividades físicas de intensidade leve a moderada;

• Não tome medicamentos sem prescrição médica;

• Melhor do que curar a ressaca é evitá-la: beba com moderação.