Saúde

Maceió: Seção Saúde da Defensoria Pública realiza mais de 11,6 mil atendimentos em 2022

Os atendimentos resultaram em mais de 1.635 ações judiciais

Por Assessoria 09/02/2023 12h06
Maceió: Seção Saúde da Defensoria Pública realiza mais de 11,6  mil atendimentos em 2022
Defensoria Pública - Foto: Sandro Lima / Arquivo

A Seção de Saúde do Núcleo da Fazenda Pública da Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL),situada em Maceió, realizou 11.693 atendimentos na área de saúde pública e recebeu 3.894 novos assistidos, ao longo de 2022. Os dados foram apresentados pela Coordenadora do Núcleo e Defensora Pública, Manuela Carvalho de Menezes, nesta semana. Os números fazem parte do Balanço de Atendimentos e Judicializações da Seção de Saúde - 2022.

De acordo com o relatório, os atendimentos resultaram no ingresso de mais de 1.635 ações judiciais, 17% a mais quando comparado a 2021, quando foram realizadas 1.394 judicializações.

Segundo a Defensora Pública, o material tem como objetivo elencar informações sobre as situações mais críticas da saúde pública alagoana e auxiliar aos órgãos gestores na construção de políticas públicas.

Os dados foram entregues aos gestores da saúde pública, procuradores do Estado de Alagoas e Município de Maceió, bem como para a Defensoria Pública da União.

“Divulgamos esses números anualmente e também os enviamos para os gestores, tanto municipal, quanto estadual, para que identifiquem as necessidades da população. Esperamos que eles consigam perceber onde o Poder Público está se fazendo carente e, que assim, possam se organizar e efetuar uma gestão com eficiência e qualidade, sanando essa ausência na prestação de serviços e que, dessa forma, a população consiga seu tratamento de saúde de forma mais célere”, explica.

Saúde DPE/AL

A Seção Saúde está localizada no município de Maceió e se trata de um setor da Defensoria Pública do Estado que presta orientação jurídica e atendimento aos cidadãos que precisam de auxílio da Instituição em causas relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as ações acompanhadas no local estão casos ligados ao acesso à medicamentos, exames, cirurgias, próteses, órteses, tratamento domiciliar (home care), transferências.

A Seção de Saúde funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na subsede da Defensoria Pública, situada na Avenida Comendador Leão, 555, Poço.

Nos demais municípios, a população pode procurar as unidades de atendimento da Defensoria mais próximas de sua residência.